Técnicas para um aspecto desgastado e envelhecido para pinturas feitas com tinta acrílica
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images
Ao tentar criar um estilo vintage em suas pinturas em acrílico, a pintura pode continuar parecendo nova. Esfregá-la com uma tonalidade acastanhada, como carmim queimado, bem como danificar a pintura ou raspar suavemente com uma faca algumas áreas da superfície podem fazer a tela aparentar envelhecida.
Envelhecendo com cor
Sua pintura com tinta acrílica ficou exatamente como você queria, exceto pelo aspecto de nova. Esse problema pode ser resolvido esguichando uma tonalidade acastanhada ou marrom-amarelada em um pano úmido e esfregando-o em algumas partes da pintura. Para envelhecer superficialmente, esfregar nos cantos e bordas é uma boa técnica. Lembre-se de esfregar um pano seco na tinta imediatamente para a nova cor escura não sobrecarregar a pintura. Para fazer a pintura inteira aparentar mais velha, misture um pouco do marrom com algumas gotas de água e esfregue toda a pintura com a mistura, mais uma vez limpando os excessos com um pano seco logo em seguida. Você deve praticar no papel ou tela o processo do envelhecimento para ter certeza de que ficará satisfeito com o resultado. Uma vez que tenha feito o procedimento, não há como removê-lo completamente da pintura.
Envelhecer a tela ao pintar
Outro truque para o envelhecimento é criar um acabamento crepitado. Este método criará várias rachaduras na pintura, então pratique em um pedaço de papelão primeiro, assim você poderá ver o resultado. Esfregue um pouco de cola escolar, ou faça uma mistura com cola e um pouco de água, em cada área que você pretende pintar. Deixe a cola ficar pegajosa, mas não completamente seca e depois pinte o desenho pretendido sobre a cola. A tinta irá rachar. Você também pode usar esta técnica em algumas áreas em vez de fazer na pintura inteira.
Danificando a pintura
Outra maneira de criar um efeito envelhecido é danificando a pintura. Enrole a tela, torcendo em determinadas áreas para criar frestas. Esfregue a pintura dobrada contra ela mesma para tirar um pouco da tintura. Raspá-la em alguns lugares com uma faca artesanal ou faca de carne também criará um efeito danificado, envelhecido. Raspe áreas próximas às bordas criando um tipo diferente de desgaste. Usar esta técnica antes ou depois de usar a técnica de envelhecimento com cor irá criar um efeito diferente de envelhecimento. Lixas também são úteis para criar esse resultado.
Técnica de manchas
Acrescentar manchas de cor escura, como um castanho escuro, verde ou preto também dará a aparência de envelhecida para a sua pintura. Misture um pouco da cor de acrílico escuro em uma bacia com algumas gotas de água para fazer as sombras respingadas. Mergulhe uma escova de dentes ou pincel de cerdas chatas na tigela e respingue gotas de tinta na pintura. Você pode fazer isso sacudindo o pincel em direção à pintura ou passando seu polegar sobre as cerdas para criar pequenas manchas. Esses pontinhos darão a aparência de envelhecimento através da poeira e danificação. Isso pode ser feito junto a outras técnicas de envelhecimento.
Mais Artigos
Como fazer a tinta fluir em uma caneta→
Como clarear a cor da pintura em paredes→
Passo a passo para pintar ou envernizar uma parede de concreto→
Como fazer uma textura de casca de laranja em uma parede→
Técnicas para acabamentos de parede no estilo toscano→
Como corrigir pequenos erros quando pintando com aquarela→
Recursos
Sobre o Autor
Kathy Adams is an award-winning journalist and freelance writer who traveled the world handling numerous duties for music artists. She writes travel and budgeting tips and destination guides for USA Today, Travelocity and ForRent, among others. She enjoys exploring foreign locales and hiking off the beaten path stateside, snapping pics of wildlife and nature instead of selfies.
Créditos Fotográficos
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images