Técnicas utilizadas na arte renascentista

Detalhes da Mona Lisa com a técnica do sfumato

Durante o período Renascentista, os artistas começaram a retratar imagens com um propósito mais realístico. A representação do corpo humano e de objetos não era uma idealização da imaginação, mas sim um meio de inovação artística. Os mestres do Renascimento utilizavam muitas técnicas. Algumas delas serão descritas no texto abaixo.

Humanismo e perspectiva

O humanismo era um meio de retornar às ideologias clássicas. A ideia de perspectiva é criar uma aparência tridimensional em um objeto bidimensional, como telas.

Sfumato

A ideia de sfumato foi misturar uma tonalidade dentro de outra para criar percepções de profundidade, forma e volume. O exemplo mais famoso dessa técnica é a Mona Lisa.

Chiaroscuro

O tenebrismo é uma forma de chiaroscuro onde objetos parecem emergir da escuridão

Esse tipo de técnica utiliza o contraste de luz e sombra para dar dimensões à pintura. Isso lhe dá a ilusão de profundidade e tridimensionalidade. Um exemplo da técnica seriam os trabalhos de Michelangelo Merisi da Caravaggio. Ele desenvolveu o tenebrismo (uma forma de chiaroscuro onde objetos parecem emergir da escuridão).

Fresco

O fresco é uma técnica de pintura feita sobre parede

Existem dois tipos de frescos, o "Buon fresco" e o "Fresco seco". O primeiro consiste em misturar pigmentos com água. Já no fresco seco, os pigmentos são misturados com aglutinantes e pintados em reboco seco.

Perspectiva

As técnicas de perspectiva foram muito utilizadas pelo artista Andrea Mantegna

A ideia desse tipo de perspectiva tem como objetivo adicionar profundidade a uma pintura, criando a ilusão de objetos retraindo dentro de um fundo. Andrea Mantegna foi um dos artistas que utilizou essa técnica.

eHow Brasil
×