Temas para os alunos do 9º ano escreverem uma redação persuasiva

••• Todd Warnock/Lifesize/Getty Images

Os alunos avançados do 9º ano têm que escrever dissertações persuasivas durante sua aulas de português. Normalmente, eles escolhem um tema qualquer, pesquisam sobre ele e tentam convencer o público da sua opinião. Os alunos têm várias opções de tema ao escrever esse tipo de redação.

Legalização da maconha

O tema de legalização da maconha é dominante na sociedade atual. Os alunos do 9º ano geralmente já tiveram algum tipo contato com maconha e outras drogas, tornando esse tema relevante para essa faixa etária. O aluno deve decidir se ele acredita ou não que a maconha deve ser legalizada. Após desenvolver uma perspectiva do assunto, ele deve pesquisar sobre os benefícios que a maconha oferece ou os efeitos nocivos da droga sobre as pessoas e a sociedade. Os alunos que concordam com a legalização devem se aprofundar nos problemas que as pessoas enfrentam ao comprar a maconha "ruim" e como, ao legalizá-la, vários desse problemas seriam eliminados.

Publicidade na mídia

Outra tema apropriado para os alunos do 9º ano é a publicidade na mídia. O debate sobre esse assunto é se a publicidade é feita correta ou incorretamente. Muitas pessoas sentem que a publicidade é conduzida para atrair adolescentes a fazerem coisas que não deveriam, como fumar e beber. O aluno também poderia explorar fatos a respeito da obesidade e como a propaganda contribui para esse problema. O outro lado da argumentação é que os anunciantes são autorizados a fazerem propaganda em qualquer mídia que quiserem, mesmo que seja dirigida aos jovens de forma inadequada.

Concursos de beleza

Um tópico apropriado é se os concursos de beleza são ou não uma boa coisa. O aluno do 9º ano escolhe qual lado ele acredita e pesquisa os efeitos dos concursos nos concorrentes e na sociedade, e deve levar o público a concordar com seu argumento. Os argumentos comuns nesse assunto sugerem que os concursos de beleza têm um efeito negativo na autoestima dos concorrentes. A concorrência dos concursos leva os competidores à desenvolverem distúrbios alimentares graves, porque eles estão muito preocupados com sua aparência e seu peso.

Vídeo games

Os efeitos do vídeo game é um assunto apropriado para os alunos do 9º ano. Esse tema é muito proeminente na sociedade atual e é debatido por alunos e pais. O aluno pode escolher argumentar que os vídeo games são uma diversão inofensiva e não têm efeitos negativos sobre as pessoas, ou que eles têm efeitos negativos e contribuem para a violência.

Mais recentes

×