×
Loading ...

Temas divertidos para artigos de pesquisa no ensino médio

Artigos de pesquisa ajudam os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento de ordem superior, como análise, síntese e avaliação. Passar uma boa tarefa de pesquisa é difícil e fazer com que os alunos se interessem pelo projeto é especialmente desafiador. Porém, é possível enfrentar esse desafio ajudando-os a encontrarem um tema bom e divertido.

Artigos de pesquisa ajudam os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento de ordem superior, como análise, síntese e avaliação (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Considerações prévias

A maioria dos alunos não quer escrever um artigo de pesquisa. Você pode ajudá-los a superar essa relutância entendendo como eles se sentem. Eles pensam que esse tipo de tarefa dará muito trabalho. E é verdade. Eles acham que para fazer um artigo é preciso ter muita habilidade — e habilidades que eles talvez não tenham. Isso também é verdade. Se essa tarefa é o trabalho final da matéria, eles preocupam-se com a nota e como ela irá afetar a média final. Isso é sensato.

Antes de deixar os alunos animados para fazerem o artigo dando temas divertidos, é preciso abordar as preocupações deles. Esclareça que o artigo será o único trabalho que eles terão (e cumpra isso). Ensine aos alunos as habilidades necessárias para que eles façam um bom trabalho. Avalie o projeto em etapas. Em vez de dar uma única nota para o artigo, dê a eles a oportunidade de ganhar pontos para a nota final cumprindo etapas intermediárias.

Loading...

Temas divertidos

As pessoas têm ideias diferentes sobre o que é ou não "divertido". Alguns gostam de olhar as estrelas pelo telescópio, outros preferem vê-las em um programa de fofocas sobre Hollywood. Você pode descobrir o que seus alunos consideram divertido perguntando a eles. Converse sobre isso antes de passar a tarefa. Deixe-os entusiasmados dando a eles a oportunidade de falar sobre o que os interessa.

Comece fazendo perguntas abertas sobre os interesses deles. O que eles fazem no tempo livre? Onde gostam de ir? Que curiosidades eles têm? Peça para o aluno mais quieto e o mais extrovertido registrarem as respostas no quadro. É importante envolver toda a turma.

Faça um registro do que foi mencionado e pense como esses interesses gerais podem ser transformados em temas de pesquisa. Faça categorias gerais para separar os interesses, como esportes, jogos de computador, tecnologia telefônica, cinema/artistas de cinema e música pop. Defina pelo menos um tema de pesquisa bem elaborado para cada categoria. Cada exemplo deve ser um tema amplo o suficiente para que cada aluno possa explorar com múltiplos recursos, e restrito o suficiente para que possa ser abordado em um artigo.

Depois de escolher alguns temas divertidos para propor, discuta a tarefa com os alunos. Eles podem não se empolgar muito, mas a maioria irá perceber que escrever sobre "Como a computação gráfica afetou a indústria cinematográfica" pode ser mais interessante do que analisar os efeitos do crescimento industrial no romance britânico. Explique como você fez para transformar uma área de interesse geral em um tema de pesquisa. Dê um tempo para que os alunos trabalhem em grupos para identificar pelo menos três possíveis temas para cada aluno. Monitore essa atividade e ajude-os para garantir bons resultados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...