Por que temos a sensação de queimação ao respirar enquanto nos exercitamos?

Por que temos a sensação de queimação ao respirar enquanto nos exercitamos?

Visage/Stockbyte/Getty Images

Algumas vezes ao se exercitar, você sentirá uma sensação de queimação em seu nariz e seu peitoral. Essa sensação pode ser acompanhada de respirações ofegantes, superficiais e tosse. Quando essa sensação está presente em meio aos exercícios, significa que você não está respirando da forma correta. A incapacidade de respirar de forma constante e profunda no levantamento de pesos e em meio a exercícios cardiovasculares pode causar cãibras, dor desviada e também pode aumentar a pressão sanguínea. A ardência nos pulmões também pode ser um sintoma de asma induzida por exercício, uma condição que é desencadeada por atividades de alto impacto como a corrida, o ciclismo e a utilização de máquinas de exercício.

Ardência nos pulmões

Técnicas de respiração

A principal razão pela qual o exercício pode causar a sensação de queimação nos pulmões é o fato de que muitas vezes o atleta prende a respiração ou não segue um padrão de respiração enquanto realiza o exercício. Eles também naturalmente respiram pela boca em vez de o fazerem pelo nariz, o que significa que o ar frio não está sendo aquecido pela cavidade nasal antes de ser levado aos pulmões. Se essa ação for combinada com a respiração superficial ou irregular, pode causar a dor em queimação. Para amenizar o efeito desse ar frio no sistema, é importante respirar profundamente em alguns intervalos de tempo. Se você for realizar o levantamento de peso ou participar de outro treino de força, expire ao executar a fase de esforço do exercício. Por exemplo, quando for fazer abdominais, expire ao sentar e inspire ao deitar. Quando for participar de exercícios cardiovasculares como a corrida, concentre-se em manter a respiração em um ritmo baixo, porém confortável. Respire profundamente durante a expiração porque isso vai permitir que você inspire profundamente do mesmo modo.

Como se recuperar

Se seus pulmões começarem a ter a sensação de ardência enquanto você se exercita, é importante permitir a si mesmo uma recuperação, principalmente se você possui asma induzida por exercícios. Diminua o ritmo o suficiente para que você se concentre em respirar profundamente. Se a sensação continuar ou for acompanhada de respirações ofegantes, curtas ou cãibras, pare o exercício. Ande lentamente para diminuir seu ritmo, beba água e se concentre em regular a entrada do ar pela inspiração e pela expiração através das narinas em vez da boca. Use qualquer inalador prescrito ou medicamento se você tiver asma. Se os episódios de queimação não diminuírem com as técnicas de respiração adequadas, pode ser melhor marcar uma consulta com um médico para se aconselhar.

eHow Brasil
×