Como calcular a inclinação de uma curva de demanda usando uma tabela

As curvas de demanda mostram a diferença do custo de um produto conforme a demanda aumenta

Thinkstock/Comstock/Getty Images

A curva de demanda é um gráfico usado em economia para demonstrar a relação entre o preço de um produto e sua demanda. Este gráfico é calculado através de uma função linear que é definida como P = a - bQ, onde "P" é o preço do produto, "Q" é a quantidade demandada do produto, e "a" são os fatores extra-preço que afetam sua demanda. Através de uma tabela, é simples descobrir a inclinação da curva de demanda através da equação da curva de demanda linear ou da equação de pico de uma equação linear

Descobrindo a inclinação através de uma tabela de curva de demanda linear

Step 1

Anote uma série de valores de um certo ponto do gráfico através dos dados da tabela. Por exemplo, se a tabela disser que no ponto (30, 2), Q = 30, P = 2 e a = 4, anote esses valores em um papel para que possa acessá-los rapidamente.

Step 2

Insira os valores na equação de curva de demanda linear, Q = a - bP. Por exemplo, através dos valores acima, obtidos a partir da tabela de exemplo, insira Q = 30, P = 2 e a = 4 na equação: 30 = 4 - 2b.

Step 3

Isole a variável b de um dos lados da equação para descobrir a inclinação. Por exemplo, através da álgebra, transformamos 30 = 4 - 2b em 30 - 4 = 2b, -26 = 2b, -26 / 2 = b.

Step 4

Descubra "b" usando sua calculadora ou calculando manualmente. Por exemplo, resolvendo a equação -26 / 2 = b, descobre-se b = 13. Então, descobre-se que a inclinação correspondente a esse conjunto de parâmetros é de -13.

Usando a forma de intercepto de curvas com uma tabela de coordenadas

Step 1

Anote os valores de x e y de dois pontos de uma tabela de coordenadas de uma curva de demanda. No caso de uma curva de demanda, o ponto "x" é a quantidade demandada e o ponto "y" é o preço do produto para se obter aquele nível de demanda.

Step 2

Insira esses valores na equação de inclinação: inclinação = variação de y / variação de x. Por exemplo, se a tabela informa que x1 = 3, x2 = 5, y1 = 2 e y2 = 3, a equação de curva é igual a: inclinação = (3 - 5) / (2 - 3).

Step 3

Resolva a equação para descobrir a inclinação da curva de demanda entre dois pontos escolhidos. Por exemplo, se a inclinação = (3 - 5) / (2 -3), então inclinação = -2 / -1 = 2.

eHow Brasil
×