Você pode ter algumas sensações na língua por causa do refluxo?

O refluxo ácido é um distúrbio gastrointestinal caracterizado pelo fluido estomacal subindo até o esôfago

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Refluxo ácido, também conhecido como DRGE (doença de refluxo gastroesofágico), é um distúrbio gastrointestinal caracterizado pelo fluido estomacal que sobe até o esôfago e causa uma sensação de formigamento, queimação na língua e outros sintomas. Normalmente, é uma condição crônica que dura por toda a vida.

Causas

O refluxo é causado por um mau funcionamento do esôfago que regurgita o ácido dentro do estômago

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

De acordo com o Dr. Leo Galland, um clínico geral credenciado, e seu filho, Jonathan Galland, um escritor de saúde, o refluxo ácido é normalmente causado por um mau funcionamento do esôfago que regurgita o ácido dentro do estômago, movendo-o para cima. Não se sabe por que o esôfago não funciona corretamente em quem sofre de refluxo. Outras causas que afetam a válvula do esôfago são as hérnias de hiato, úlceras pépticas e gravidez.

Sensações na língua

O refluxo ácido pode causar sensações anormais na língua

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

De acordo com a Clínica Mayo, às vezes o refluxo ácido pode causar sensações anormais na língua, como formigamento, ardor, desconforto geral e dor. Quando o ácido do estômago sobe pelo esôfago para dentro da boca, isso pode causar irritação das mucosas e levar à queimação e formigamento. Essas sensações são, às vezes, também chamadas de síndrome da ardência bucal.

Síndrome da ardência bucal

A principal sensação da língua associada com refluxo ácido é a de queimação

Creatas/Creatas/Getty Images

A principal sensação da língua associada com refluxo ácido é a de queimação, que pode afetar a língua inteira ou apenas uma parte dela, como a ponta. As sensações, às vezes, podem abranger a garganta, gengivas, lábios e palato. Alguns doentes a descrevem como dolorosa, semelhante a escaldar a língua em um copo de café quente, chá, sopa ou outro líquido quente. Outros sintomas da síndrome de ardência bucal podem incluir inchaço ou vermelhidão.

Tratamentos

As mudanças na dieta são o principal meio de tratamento do refluxo

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Os Gallands recomendam mudanças na dieta como o principal meio de tratamento da doença de refluxo. Eles aconselham os pacientes a comerem algumas refeições pequenas por dia, evitar alimentos ricos em gordura ou ácidos, como frutas cítricas, e evitar alimentos que podem irritar o esôfago, como alimentos picantes ou azedos. Tratar o refluxo ajudará a eliminar as sensações de queimação e formigamento na língua. Em casos de queimação na língua severamente dolorosos, os médicos podem prescrever medicamentos como Benadryl ou um esteroide.

Advertências

Consulte o seu médico para um diagnóstico adequado e opções de tratamento

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Consulte o seu médico para um diagnóstico adequado e opções de tratamento. Pode haver uma causa subjacente para as sensações anormais na língua que não esteja relacionada ao refluxo ácido, e só o médico poderá identificá-la. Evite a automedicação até consultar-se com um médico.

eHow Brasil
×