Como testar a bobina de ignição de um Honda Civic 1995
Tim Boyle/Getty Images News/Getty Images
O Honda Civic chegou ao mercado em 1973. O modelo de 1998 era equipado com um motor 1.5 com quatro cilindros. Tanto o motor VTEC 1.5, quanto o VTEC 1.6 eram opcionais no modelo do Civic de 1995. A ignição é conhecida como sistema de ignição eletrônica Pgm-ig. A bobina de ignição é parte da montagem do sistema de distribuição desse modelo, e está localizada na parte superior esquerda (estando de frente ao capô) do motor. Testes com bobinas de ignição devem ser feitos com a chave de partida removida da ignição.
Step 1
Abra o capô do Civic e levante a haste lateral para mantê-lo aberto. Marque os fios da tampa do distribuidor com fita crepe, envolvendo-os. Numere os fios de um a quatro, correspondendo aos números estampados na tampa do distribuidor. Remova os fios dos plugues da vela da bobina de ignição; para tanto, torça-os levemente e puxe-os para longe da bobina.
Step 2
Remova os parafusos da tampa do distribuidor com a chave Philips. Remova então a tampa e a borracha de vedação que fica entre a tampa e o corpo do distribuidor. Remova os dois parafusos que seguram os fios nos terminais A e B e, então, remova o fio preto e amarelo do terminal A. Faça o mesmo para o fio branco e azul no terminal B.
Step 3
Selecione no seu multímetro a opção de medida em ohms (por vezes indicada pelo simbolo ômega). Instale o jacaré vermelho do multímetro no terminal A e o jacaré preto no terminal B. Isso é chamado de medida de bobina primária. A medida da resistência nesse teste deve ficar entre 0,6 e 0,8 ohms. Se o nível de resistência no distribuidor não estiver nesse limite, a bobina deverá ser substituída.
Step 4
Instale o fio preto e amarelo no terminal A, e o branco e azul no terminal B. Aparafuse-os bem com a chave Philips. Instale os jacarés do multímetro novamente no distribuidor. O resultado desse teste deve resultar em uma resistência entre 12.800 e 19.800 ohms. Se a medida de resistência desse teste não estiver dentro desse limite, a bobina deverá ser substituída.
Step 5
Instale a borracha de vedação no distribuidor após a conclusão do teste. Instale a tampa do distribuidor e aperte os parafusos com a chave Philips. Instale os fios da vela de ignição de volta à tampa, de acordo com os números previamente marcados nos fios.
Mais Artigos
Como calcular a potência de um motor monofásico→
Como localizar falhas em lâmpadas de vapor de mercúrio→
Como testar o seu disjuntor para saber se ele está recebendo energia→
Como trocar uma lâmpada embutida →
Como trocar os fusíveis de um VW Jetta→
Como conectar os cabos de vela na ordem correta de ignição→
Referências
Sobre o Autor
Tim Petruccio is a professional writer and automotive mechanic. His writing combines more than 20 years of mechanical experience in automotive service, service management, automotive education and business ownership. He assisted in the automotive beta, which launched March 2011.
Créditos Fotográficos
Tim Boyle/Getty Images News/Getty Images