Como distinguir pedras turquesas genuínas de falsas
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Pedras turquesas têm sido objeto de desejo para muitas culturas. Algumas sociedades acreditavam que as turquesas tinham poderes de cura ou qualidades protetoras. Distinguir uma pedra turquesa verdadeira de uma falsa não é um processo difícil, mas você não pode estar completamente seguro sem realizar um teste com um refratômetro. Se você estiver comprando turquesas, peça uma certidão de legitimidade de antemão. Esta é a melhor forma de garantir a compra de uma verdadeira pedra turquesa.
Step 1
Observe a cor da pedra. Se a turquesa estiver em formato de pérola, verifique seu interior. Se ele for branco, então ela é falsa. Preste muita atenção se a cor interna for mais escura que o normal ou se há muitas inclusões de tons escuros.
Step 2
Com uma lupa, analise a pedra, principalmente suas inclusões. Se forem muito mais escuras que o resto da pedra, então é mais provável que seja magnesita tingida.
Step 3
Procure bolhas de ar ou pequenas fraturas com a lupa. Bolhas de ar indicam que o objeto é feito de vidro. Pequenas fraturas também podem indicar que seja uma imitação sintética ou de vidro.
Step 4
Analise a pedra e procure por um padrão de grelha ou malha. Se você encontrá-lo, pode ser um pedaço de amazonita.
Step 5
Olhe para a pedra através do filtro de cores Chelsea. Se a cor parecer ser ligeiramente rosada sob o filtro, suspeite que a pedra seja, na verdade, uma variscita. Se a cor ficar entre o rosa e o vermelho, então suspeite que seja um pedaço de howlita tingido.
Step 6
Encoste uma agulha elétrica quente na pedra. Se ela riscar ou exalar um odor acre, você tem uma réplica, provavelmente feita de plástico.
Step 7
Passe um algodão embebido em acetona pela superfície da pedra e, em seguida, examine o local limpo com a lupa. Se a aparência da superfície da pedra tiver mudado, ela foi quimicamente tratada ou é uma réplica.
Dica
- Como um teste definitivo, realize um teste de refratômetro com um distribuidor conceituado. Isso testa a quantidade de luz que a pedra desvia. A leitura do refratômetro deve mostrar um índice entre 1,61 e 1,65. Qualquer índice distante desse indica que a pedra provavelmente é uma réplica.
Sobre o Autor
Luke Kim started writing in 2008, with work published in magazines such as Korea's "ICON." Kim has written extensively for SEO consultants and has abundant experience with writing in most technical fields. He has a B.A. in English from Northwestern Polytechnic University.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images