×
Loading ...

Como testar a validade do fermento

Os confeiteiros testam o fermento para verificar se ele está ativo. Esse passo é simples e importante, e é especialmente necessário se você estiver usando um fermento vencido. Não teste-o até que seja a hora de usá-lo; após o teste, o fermento deve ser usado relativamente rápido.

O fermento é mais conhecido por seu uso em pães (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Processo

Para testar o fermento, transfira o conteúdo de um pacote para uma tigela pequena ou xícara de medida. As embalagens padrões de fermento têm cerca de 7 gramas. Acrescente uma colher de chá de açúcar e 1/2 xícara de água morna, mexendo. A temperatura da água é crucial. Se ela não estiver quente o suficiente, o teste não surtirá o devido efeito. Se estiver quente demais, destruirá o fermento. Use um termômetro para doces ou de leitura instantânea para testar a temperatura da água. Ela deve estar entre 43°C e 46°C. O resultado demora de dois a três minutos; o fermento deve ser dissolvido por completo para que o processo funcione.

Loading...

Efeitos

Após testar o fermento, vários fatores indicarão se ele ainda está ativo ou não. Se ele não estiver ativo, não o utilize, porque o produto não desempenhará a ação que deveria. Se ainda estiver ativo após o teste, ele começará a borbulhar um pouco. Você verá bolhas pequenas em volta da superfície ou de suas bordas, como se estivesse espumando. O fermento ativo também exalará um aroma fermentado, ou similar ao do pão. Se o produto não reagir ao teste, não o utilize.

Usando o fermento

Se estiver testando o fermento, prepare-se para usá-lo imediatamente. Reserve a receita e os demais ingredientes. Ajuste-os baseando-se na quantidade de ingredientes utilizados no teste. Por exemplo, se uma receita requer 1/2 xícara de água, não é preciso acrescentar mais, porque você já utilizou essa quantidade ao testar o fermento.

Considerações

Quando for preparar uma receita usando fermento testado, não acrescente o sal imediatamente. Ele pode arruinar o fermento. Ao invés disso, misture o sal primeiramente com a farinha.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...