Como fazer um tigre de caixa de sapato com papel machê

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

O papel machê é uma mistura de jornal, água e farinha usada para recobrir itens. Quando seco, ele cria uma superfície durável e que pode ser pintada facilmente. É possível usar o papel machê para transformar objetos comuns em algo exclusivo. Animais de papel machê podem ser feitos com itens do dia a dia; um tigre de papel machê, por exemplo, pode ser feito a partir de uma caixa de sapatos velha e um pouco de tinta. Prepare a mistura de papel machê e corte as tiras de jornal com antecedência para que o projeto seja feito rapidamente.

Faça a pasta de papel machê

Passo 1

Meça 1/4 de copo de farinha em uma tigela grande.

Passo 2

Despeje um copo de água fervente e misture com uma colher de madeira até que uma pasta suave e grossa se forme.

Passo 3

Adicione os cinco copos de água restantes, um por vez, e misture até que chegue a uma consistência fina como cola. Deixe secar antes de usar.

Cubra a caixa

Passo 1

Corte tiras de jornal de 2,5 cm até que tenha uma grande pilha.

Passo 2

Mergulhe as tiras de jornal na pasta de papel machê uma por vez. Limpe cada tira com seus dedos para remover o excesso de pasta.

Passo 3

Coloque as tiras molhadas na caixa e pressione-as no lugar.

Passo 4

Repita o processo com mais tiras de jornais cobertas com a mistura até que a caixa esteja revestida por uma camada. Adicione mais duas camadas, permitindo que a caixa seque durante a noite entre as etapas.

Pinte o tigre

Passo 1

Passe uma camada de tinta amarela na caixa de sapato com o papel machê seco e deixe secar. Adicione um pouco mais de tinta amarela se houver falhas da primeira camada.

Passo 2

Adicione listras pretas de tigre por todo o comprimento da caixa de sapato e deixe secar.

Passo 3

Faça um rosto para o tigre em um prato de papel pintando toda a superfície de amarelo. Adicione olhos, um nariz e uma boca com uma canetinha preta.

Passo 4

Cole o rosto de prato de papel em um lado da caixa de sapato.

Passo 5

Crie uma cauda cortando uma tira de feltro marrom de 2,5 cm de largura e 25 cm de comprimento. Cole a cauda no lado oposto à cabeça da caixa.

Mais recentes

×