Como tingir fio de algodão
Jupiterimages/Creatas/Getty Images
O fio de algodão é usado em todos os tipos de projetos de costura, desde tricô e crochê para tecelagem e costura. O algodão é natural e recebe muito bem o tingimento. É também uma fonte renovável, o que o torna atrativo para quem é a favor do meio ambiente. Muitas pessoas gostam de tingir suas próprias linhas para criar a cor que quiserem. Para fazer isso, eles usam um corante reativo de fibra e estabelecem a cor com carbonato de sódio.
Step 1
Coloque as duas cadeiras de madeira posicionadas uma conta a outra, a 60 cm de distância. Enrole o fio ao redor das cadeiras para criar uma grande volta chamada de novelo.
Step 2
Coloque tiras folgadas de linhas de acrílico a cada 10 ou 15 cm. (O acrílico não será tingido pois não é uma fibra natural).
Step 3
Encha uma bacia pequena com água quente e sabão em pó. Mergulhe o novelo feito com o fio de algodão na água e remexa por 8 ou 10 minutos. Remova o novelo e enxágue em água fria. Esvazie a bacia. Coloque o novelo ao lado.
Step 4
Use luvas, óculos protetores e a máscara feita para pequenas partículas, meça 1 xícara de carbonato de sódio. Jogue o carbonato de sódio dentro da jarra de 3,80 litros. Encha a jarra com água quente. Feche a tampa da jarra e chacoalhe para misturar e dissolver o carbonato.
Step 5
Jogue a solução de carbonato de sódio dentro da pequena bacia. Mergulhe o novelo por 20 minutos. Agite com uma faca de plástico. Remova o novelo desse líquido e, usando roupa protetora, torça o produto (carbonato de sódio) do novelo. Coloque esse novelo de forma reta na cartolina de 60 cm x 90 cm em uma mesa coberta com uma folha plástica. A cartolina irá absorver a tinta e tornará o ato de mover do novelo mais fácil.
Step 6
Misture tinta reativa de fibra conforme as instruções do fabricante. A maioria dessas tintas vêm em forma de pó fino que você deve evitar inalar. Geralmente o pó é misturado com uma pequena quantidade de pasta à base de água e então a pasta é dissolvida ao adicionar e misturar pequenas quantidades de água. A tinta é então colocada em uma garrafa com aplicador ou pintada diretamente no fio. Mantenha o recipiente de tinta completamente selado exceto quando estiver medindo as quantidades.
Step 7
Tinja o fio pintando com um pincel achatado de 2,50 cm ou espirrando a tinta no fio. Você pode colocar diferentes cores uma perto da outra. Uma vez que está satisfeito com as cores que utilizou, passe o novelo intacto, ainda na cartolina, para dentro de um saco plástico. Torça a abertura do saco e feche bem com um barbante. Permita que o novelo fique no saco por pelo menos 12 horas. Para cores mais vívidas, deixe agir por 2 dias.
Step 8
Remova o novelo do saco e enxágue em água fria até que a água corra limpa. Isso levará algum tempo. Para ser completo, você precisará remover todo o restante de carbonato de sódio.
Step 9
Lave o novelo em água quente com detergente para tecido. Isso é um ímã para a tinta e somente irá funcionar se todo o carbonato de sódio tiver sido removido. Siga as instruções do fabricante ao usar o detergente para tecido. Torça todo o líquido restante e pendure o novelo para secar diretamente no sol.
Referências
Dica
- Use roupas velhas e não permita que animais de estimação e crianças estejam em sua área de trabalho.
Advertência
- A tinta reativa de fibra (pó) e carbonato de sódio nunca devem ser inaladas. O carbonato de sódio é cáustico e pode queimar. Sempre use roupas protetores e mantenha o carbonato de sódio e a tinta em recipientes muito bem fechados. Limpe qualquer pó deixado fora dos recipientes com um pano úmido (que você jogará fora para que nenhum pó seja transportado pelo ar).
Sobre o Autor
F.R.R. Mallory has been published since 1996, writing books, short stories, articles and essays. She has worked as an architect, restored cars, designed clothing, renovated homes and makes crafts. She is a graduate of the University of California at Berkeley with bachelor's degrees in psychology and English. Her fiction short story "Black Ice" recently won a National Space Society contest.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Creatas/Getty Images