Como tingir poliéster e vinil

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Para o tingimento de tecidos, o tipo de tecido determinará o tom (intensidade e contraste) da cor aplicada. Embora peças de poliéster e vinil possam ser tingidas com corantes normais, o método não funcionará com tecidos com mais de 50% de poliéster. Para alcançar a maior vivacidade possível nas cores, use um tecido de poliéster ou vinil branco (ou off-white) e uma tinta líquida comum para tecidos.

Passo 1

Encha um balde grande com 10 litros de água bem quente. Se o seu tecido de poliéster ou vinil for de outra cor clara que não o branco, primeiro ferva os 10 litros de água e depois despeje-a no balde.

Passo 2

Adicione 1/2 garrafa de tinta líquida para tecidos ao balde. Use essa proporção para tecidos que pesem até 450 g (como meias-calça, lenços ou panos de cozinha); use a garrafa inteira para peças que pesem até 1,5 kg (como uniformes, toalhas de mesa ou bolsas).

Passo 3

Umedeça completamente o tecido sob água morna. Desamasse a peça e mergulhe-a no balde com a coloração.

Passo 4

Mexa o tecido no balde com uma colher de aço inoxidável. Você deverá mexer o tecido continuamente durante os primeiros 30 minutos. Depois, mexa ocasionalmente pelos próximos 15 minutos. Use a colher para retirar, cuidadosamente, o tecido da água após 45 minutos. Se o tecido tiver adquirido a coloração desejada, pule para o Passo 5. Caso contrário, deixe o tecido no balde por mais 45 minutos e, então, siga as instruções abaixo.

Passo 5

Retire o tecido do balde e enxague-o sob água fria para remover o excesso de tinta. Quando a água sair clara, poderá colocar o tecido para secar normalmente.

Mais recentes

×