Tipo de tinta para usar em penas

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Penas são uma parte importante em várias culturas, desde as pré-colombianas e mexicanas até os americanos nativos. As cores e padrões das penas de pássaros são variadas e belas, além de poderem ser uma ótima moldura para pinturas. Pintar sobre penas é uma forma de arte bastante comum em algumas regiões.

Penas

As penas de diferentes pássaros podem ser usadas para fazer pinturas, incluindo as de peru, pato, faisão, galinha, ganso ou pombo. A pena correta é escolhida considerando a cor, o tamanho e o design da pintura. As únicas penas que não podem ser usadas são aquelas que pertencem aos pássaros protegidos por lei. As penas de mais de 800 espécies, incluindo águias, corvos e abutres, são protegidas pela lei, então verifique duas vezes a legalidade da pena escolhida.

Tintas

O tipo mais comum de tinta usada para pinturas em penas é a acrílica. As tintas acrílicas secam rapidamente e as cores se misturam com facilidade. Muitos artistas engrossam a tinta com meios espessantes disponíveis em lojas de artesanato para que se atinja mais facilmente os detalhes finais. Também é possível usar tinta a óleo sobre as penas, mas isso é menos comum.

Técnica

A pena é preparada ao lavá-la com um sabão suave e deixando-a secar. Se houver separações ou imperfeições na pena, elas podem ser corrigidas com cola transparente. A cola também pode ser usada para enrijecer a pena, apesar de também ser possível usá-la em sua forma natural. Geralmente, uma cor base sólida é aplicada sobre a área do design antes que o artista comece a pintar. Alguns profissionais aplicam gesso para preparar a área de pintura. Uma vez que a base é estabelecida, a pena pode ser usada como qualquer outra tela.

Designs

É claro que o artista é livre para fazer o que ele quiser sobre a pena, mas muitos designs que estão à venda retratam paisagens naturais e animais. Pinturas em penas geralmente são de lobos, águias e outros pássaros, baleias, ursos, raposas e, às vezes, de seres humanos. Indígenas e bandeiras também são designs muito populares.

Mais recentes

×