×
Loading ...

Tipos de acordeons

O acordeon, também conhecido como sanfona, é um instrumento em formato de caixa onde o músico toca expandindo e comprimindo o fole que produz uma corrente de ar enquanto o instrumentista usa o teclado. Também chamada de "banda de um homem só" o acordeon aparece em músicas clássicas, no folk e é claro no forró. Existem 4 tipos principais de acordeons, o cromático, concertina, piano e o diatônico.

Os acordeons são instrumentos fáceis de carregar (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Cromático

O acordeon cromático ou bayan, é um estilo de acordeon onde os botões são dispostos em linhas de cores diferentes no lado melódico do teclado. Com mais de um sistema de notas, o acordeon cromático oferece ao músico várias possibilidades de improvisos onde o instrumentista pode provar toda sua habilidade até fazendo solos. Este estilo de acordeon é muito utilizado na Rússia, país que tem como tradição o uso de acordeons agudos.

Loading...

Concertina

A concertina é um tipo de acordeon bem diferente dos outros. Ele possui um teclado de cada lado onde cada tecla produz uma única nota. Ao contrário dos outros acordeons, a concertina não possui um sistemas de notas fixo, elas variam de acordo com o tamanho, formato localização do teclado e do tipo de som que ela produz. A concertina é um instrumento ideal para pequenas confraternizações por ser um instrumento leve e portátil.

Diatônico

O acordeon diatônico possui um padrão de notas semelhante ao de uma gaita e proporcionam um som de alta qualidade. Cada botão do teclado toca duas notas, uma com o fole está aberto e outra com um fechado. Esse tipo de acordeon também é simples de se tocar, e é muito utilizado no mundo todo.

Piano

O acordeon piano tem o som parecido com o cromático, no entanto suas teclas possuem um layout diferente. Esse estilo de acordeon possui um sistema de nonas universal permitindo que o instrumentista toque vários estilos sem precisar trocar seu aparelho. O acordeon piano, é considerado o mais fácil de se tocar e é utilizado por músicos do mundo todo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...