×
Loading ...

Tipos de cobras não venenosas

Cobras não venenosas incluem todas as espécies que não possuem glândulas de veneno para injetar toxinas nas presas. Uma definição de não venenosa de um biólogo e um leigo são diferentes. Espécies de cobras com dentes pequenos ou veneno muito fraco para machucar um animal grande não machucam um humano, mas ainda produzem veneno suficiente para imobilizar presas pequenas. Algumas cobras tecnicamente venenosas não machucam pessoas, enquanto outras não venenosas podem matar.

A jiboia não precisa de veneno para prender suas presas (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Jiboias e Pythons

Jiboias não venenosas apertam a presa para matar. Duas famílias, Boidae e Pythonidae, são as maiores jiboias. A maior espécie de cobra, a anaconda, é da família da jiboia e pode pesar até 90 kg. Jiboias menores não são perigosas para adultos humanos, mas as maiores podem machucar animais pequenos e crianças. Embora essas cobras não tenham veneno, quando se sentem ameaçadas mordem e podem rasgar a pele e até quebrar ossos pequenos.

Loading...
A anaconda verde, Eunectes murinus, é a cobra mais pesada do mundo (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Serpente da liga e serpente da fita

A serpente da liga e serpente da fita pertencem à mesma família Colubridae e são parecidas. Essas criaturas elegantemente listradas raramente crescem mais do que alguns metros. Embora elas não sejam uma ameaça ao humano, muitas espécies produzem um veneno suficiente para imobilizar pequenos roedores, insetos e peixes que elas comem. Pet Shops vendem essas cobras por não serem venenosas, dóceis e pequenas.

A serpente da liga é inofensiva aos humanos mas mata peixes pequenos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cobra real

A cobra real não é perigosa para humanos mas se alimentam de espécies venenosas se possível. Elas matam prendendo as presas como as jiboias e pythons, mas são de uma família venenosas como as serpentes da liga e serpente da fita. Espécies como a Rei Scarlet e a Rei California possuem tons vívidos de vermelho, preto e amarelo. Cientistas acreditam que suas cores imitam as da cobra coral, que é muito venenosa.

Cobra rateira e Corn snakes

Como diz o nome, as cobras rateiras comem roedores, sendo convidados importantes em fazendas e celeiros onde ratos gostam de se proliferar. Esses répteis tendem a ser dóceis e fácil de conviver, embora as variedades de cores sejam diferentes de acordo com a região. As corn snakes não comem milho, mas vivem em plantações de milhos para escolher suas presas como ratos, camundongos e lebres pequenas. Como seus parentes, a cobra real, essas cobras não venenosas matam as presas apertando.

Cobra chicote

Esse membro grande da família Colubridae recebe esse nome por causa da sua forma. Cobras chicote variam de marrom até tons rosados que se misturam com os solos avermelhados do seu ambiente. Espécies estampadas podem ser trançadas, parecendo com um chicote. Elas vivem no sul da América do Norte, possuem uma vista boa e levantam a cabeça para ver os arredores com vantagem, dando a falsa impressão de serem agressivas e prontas para atacar. Na verdade essas cobras preferem fugir.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...