×
Loading ...

Tipos de curativos de gaze

A gaze bordada é um curativo não adesivo estéril feito a partir de várias camadas de gaze. Normalmente vende-se este produto em grandes curativos para feridas maiores, incisões cirúrgicas e outras grandes áreas. Existem várias maneiras de fazer compressas com gaze a ser aplicada em feridas, mas os dois tipos principais são os curativos adesivos e não adesivos de gaze.

Curativos de gaze bordada podem ser cortados caso seja necessário (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)

Usos

A gaze é utilizada para proteger e cobrir muitos tipos de ferimentos ou lesões cutâneas. Ela é excelente como cobertura protetora de grandes cortes, feridas abertas e ralados ou tatuagens novas. A aplicação e uso da gaze depende bastante do tipo de ferida ou corte, e isto determina se o melhor tipo a ser usado é o adesivo ou o não adesivo.

Loading...

Adesão

O curativo de gaze fornece uma cobertura não grudenta para as feridas. Alguns tipos de curativos têm um adesivo leve nas bordas, o suficiente para manter a gaze presa em um paciente sedentário ou em uma área plana do corpo. Este tipo de gaze pode ser reforçado com esparadrapo, caso necessário. Curativos não adesivos podem ser fixados sobre as feridas com esparadrapo ao redor das extremidades ou somente em cima e embaixo.

Absorção

Curativos de gaze são feitos com um trançado muito espaçado para permitir a passagem do ar e da umidade através do material, absorvendo líquidos ou umidade produzida pela ferida em níveis muito maiores do que curativos plásticos, mas devem ser trocadas regularmente para garantir a condição estéril da ferida.

Remoção

Curativos de gaze são projetados para serem removidos como uma peça única. Mesmo quando completamente molhados, eles ainda podem ser removidos integralmente em uma única peça. Além disso, a gaze é livre de partículas residuais que poderiam se aderir à ferida; o adesivo (quando presente) também não deixará quase nenhum resíduo em condições normais por ter uma baixa aderência.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...