Tipos de mandalas

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Mandala é uma palavra em sânscrito que significa "círculo", o que representa o todo. Uma mandala é uma forma circular bidimensional com um ponto focal central. A partir desse ponto, irradia-se para fora um desenho simétrico. Diferentes tipos de mandalas são encontrados em diversas culturas e religiões. Para os budistas tibetanos, a mandala simboliza o centro do universo, que é um ponto de consciência final. O mestre tibetano, Longchempa, descreveu a mandala como "uma estrutura organizada integrada ao redor de um centro de unificação".

Mandalas de ensinamentos

A mandala de ensinamento é simbólica e cada forma, linha e cor representam um aspecto diferente de um sistema filosófico ou religioso. Um estudante desse sistema religioso aprende a criar sua própria mandala de acordo com os princípios prescritos de desenho e construção. Esse tipo de mandala simboliza visualmente tudo o que o estudante aprendeu. A mandala de ensinamento criada pode ser descrita como um mapa mental colorido que sintetiza a doutrina religiosa.

Mandalas de cura

A mandala de cura é mais simples e mais intuitiva que a mandala de ensinamento. Ela é normalmente criada para fins de meditação e para invocar sentimentos de calma e sabedoria interior. Os mandalistas criam mandalas. Elas podem ser usadas para focalizar a mente na fonte de todo ser, o que traz uma sensação de paz e cura.

Mandalas de areia

Os monges budistas, assim como os índios navajos, têm uma tradição religiosa de criação de mandalas de areia. Elas são pinturas de areia intricadas usando muitos símbolos, e são feitas com areia colorida. Em ambas as culturas, as mandalas representam a impermanência da vida humana. As pinturas em areia são construídas meticulosamente durante muitos dias e, em ambas as tradições, cerimônias ritualísticas são realizadas sobre elas.

Símbolos de mandala

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Alguns símbolos usados em mandalas são os sinos, que representam a energia feminina. Esse sino é aberto e vazio, e permite que a sabedoria entre. O diamante é outro símbolo comum. Ele representa a mente, que é clara e capaz de refletir diferentes energias. A roda com oito raios está associada ao dharma, ou o caminho da ação correta, que leva à verdadeira sabedoria. O lótus está associado a Buda. Ele alcança a luz, ainda que suas raízes estejam na lama.

Mais recentes

×