Qual o significado da flor violeta?
the first violets image by Kostyantyn Ivanyshen from Fotolia.com
A violeta é a flor símbolo de quatro estados dos EUA, e também da Grécia. As pessoas têm um carinho todo especial por essa singela flor de fragrância e cores atrativas. A violeta possui raízes simbólicas que a insere em mitos, lendas e religiões, além de ocupar lugar de destaque na linguagem vitoriana das flores. Com seu tamanho pequeno e aparência delicada, é com frequência associada a romances e amores platônicos. De fato, parece que a violeta tem muito a dizer.
Mitologia
Os antigos romanos achavam que as violetas simbolizavam o luto, devido à sua cor profunda indicativa de sangue derramado, mas o seu aroma doce emprestou-lhes uma conotação pacífica. Os romanos muitas vezes as colocavam sobre sepulturas e para decorar túmulos e, assim, simbolizar o afeto contínuo por quem tinha partido. Eles acreditavam que esse gesto garantiria o descanso tranquilo do falecido.
Folclore
O folclore da era medieval dizia que as violetas serviam de proteção contra os maus espíritos. Muitas vezes, as folhas eram usadas em curativos, pomadas e antissépticos e, como tratamento para a insônia. Por isso, a flor foi associada também à cura. Durante esse tempo, elas eram ofertadas como símbolo de amor e fidelidade, tanto por causa do seu aroma agradável, quanto pelas conotações de proteção e cura.
Simbologia cristã
No Cristianismo, a violeta está associada à Maria, e à modéstia. Conta-se uma história de que todas as violetas eram originalmente brancas, mas o desespero de Maria ao ver o filho sofrendo na cruz transformou-as todas em roxo, simbolizando o seu luto. Esse fato, curiosamente, não só conecta a violeta à Maria, como também estabelece uma ligação com o significado da flor na Roma Antiga.
A linguagem das flores
Os vitorianos usavam as flores como meio de comunicação, atribuindo-lhes significados. Dar flores a uma pessoa era como passar-lhes uma mensagem. Na linguagem das flores da era Vitoriana, a violeta significa despir-se da modéstia e da imagem de hesitação e timidez. A violeta branca possui a conotação de sinceridade, mas também de inocência, ou seja, a forma como as crianças falam sem as restrições presentes nos adultos.
Simbologia moderna
Em nosso equivalente moderno da linguagem das flores, as violetas são vistas como plantas indicadas para o lar, representativas da família e do casamento. Em buquês de casamento, elas representam promessa e fidelidade. Nos sonhos, diz-se que representam a possibilidade de casamento ou compromisso.
Referências
Sobre o Autor
Marion Sipe has been a freelance writer, poet and fantasy novelist since 2000. Her work appears in online publications including LIVESTRONG.COM and eHow Home and Garden. Her fiction has been publish in Alienskin Magazine, Alternatives, and the Flash! anthology. Homeschooled, she spent her youth flitting around the country.
Créditos Fotográficos
the first violets image by Kostyantyn Ivanyshen from Fotolia.com