×
Loading ...

Qual o significado da flor violeta?

A violeta é a flor símbolo de quatro estados dos EUA, e também da Grécia. As pessoas têm um carinho todo especial por essa singela flor de fragrância e cores atrativas. A violeta possui raízes simbólicas que a insere em mitos, lendas e religiões, além de ocupar lugar de destaque na linguagem vitoriana das flores. Com seu tamanho pequeno e aparência delicada, é com frequência associada a romances e amores platônicos. De fato, parece que a violeta tem muito a dizer.

Os diferentes significados associados à violeta foram passados através dos tempos (the first violets image by Kostyantyn Ivanyshen from Fotolia.com)

Mitologia

Os antigos romanos achavam que as violetas simbolizavam o luto, devido à sua cor profunda indicativa de sangue derramado, mas o seu aroma doce emprestou-lhes uma conotação pacífica. Os romanos muitas vezes as colocavam sobre sepulturas e para decorar túmulos e, assim, simbolizar o afeto contínuo por quem tinha partido. Eles acreditavam que esse gesto garantiria o descanso tranquilo do falecido.

Loading...

Folclore

O folclore da era medieval dizia que as violetas serviam de proteção contra os maus espíritos. Muitas vezes, as folhas eram usadas em curativos, pomadas e antissépticos e, como tratamento para a insônia. Por isso, a flor foi associada também à cura. Durante esse tempo, elas eram ofertadas como símbolo de amor e fidelidade, tanto por causa do seu aroma agradável, quanto pelas conotações de proteção e cura.

Simbologia cristã

No Cristianismo, a violeta está associada à Maria, e à modéstia. Conta-se uma história de que todas as violetas eram originalmente brancas, mas o desespero de Maria ao ver o filho sofrendo na cruz transformou-as todas em roxo, simbolizando o seu luto. Esse fato, curiosamente, não só conecta a violeta à Maria, como também estabelece uma ligação com o significado da flor na Roma Antiga.

A linguagem das flores

Os vitorianos usavam as flores como meio de comunicação, atribuindo-lhes significados. Dar flores a uma pessoa era como passar-lhes uma mensagem. Na linguagem das flores da era Vitoriana, a violeta significa despir-se da modéstia e da imagem de hesitação e timidez. A violeta branca possui a conotação de sinceridade, mas também de inocência, ou seja, a forma como as crianças falam sem as restrições presentes nos adultos.

Simbologia moderna

Em nosso equivalente moderno da linguagem das flores, as violetas são vistas como plantas indicadas para o lar, representativas da família e do casamento. Em buquês de casamento, elas representam promessa e fidelidade. Nos sonhos, diz-se que representam a possibilidade de casamento ou compromisso.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...