×
Loading ...

Tipos de olhos de insetos

Existem dois tipos distintos de olhos de inseto: simples e composto. As formas e estruturas desses olhos variam de inseto a inseto. Ambas as categorias de olhos são radicalmente diferentes. Os olhos simples são muito básicos, enquanto os compostos são tão complexos que rivalizam com os olhos humanos sob certos aspectos. Independentemente disso, os olhos têm um papel fundamental na sobrevivência dessas criaturas.

Apesar de sua aparência estranha, os olhos dos insetos são instrumentos essenciais para a sobrevivência (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Ocelos dorsais

Os ocelos dorsais são um tipo de olhos simples. Aparecem como duas ou três estruturas convexas que se projetam do alto ou do meio da cabeça. Ao contrário dos olhos compostos, esses têm apenas uma lente que cobre dezenas de minúsculos sensores. Elas não servem para visualizar imagens no ambiente, mas sim para captar diferentes intensidades e comprimentos de ondas luminosas.

Loading...

Ocelos laterais

Os ocelos laterais também são chamados de estemas. Esses são encontrados principalmente em insetos jovens, chamados de larvas. Podem também ser um único olho, chamado estema. Os estemas são punhados de olhinhos agrupados. De modo muito semelhante às suas contrapartes dorsais, esses olhos também captam comprimentos de ondas luminosas, mas adaptam-se melhor para perceber mudanças súbitas de intensidade da luz do que os ocelos dorsais.

Olhos compostos

Os olhos compostos são significativamente diferentes dos olhos simples. Além de nos insetos, eles também podem ser encontrados em crustáceos, como os caranguejos-ferradura. Um só olho composto contém centenas ou milhares de facetas, que são como diminutas câmeras individuais, cada qual apontando em certa direção para captar a cor e a intensidade da luz. Cada uma delas tem seu próprio nervo óptico, e, como um quebra-cabeça, cada peça capta uma fração do ambiente e se agrupa para criar uma imagem inteira. A qualidade da imagem também depende do número de facetas que o inseto possui. Mais facetas criam imagens mais nítidas. A visão ocular desses insetos geralmente é boa por até alguns centímetros e nada mais.

Olhos compostos versus olhos humanos

Os olhos compostos são radicalmente diferentes dos olhos humanos. O processamento da imagem é muito mais rápido nesse tipo de olhos, o que significa que os insetos podem perceber mudanças mais depressa que os humanos. Esse processamento rápido é o que permite a muitos deles voar rapidamente através de densas florestar e caçar outros insetos rápidos. Ao contrário dos olhos humanos, eles não detectam o movimento vivo, em vez disao, geram uma sucessão de imagens estáticas. Pela observação dessas imagens, o inseto deve então determinar se algo se movimentou e modificar sua posição em conformidade, caso deseje caçar uma presa ou encontrar uma companheira.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...