×
Loading ...

Tipos de padrões numéricos na matemática

Ao estudar padrões em matemática, os seres humanos se tornam conscientes de padrões em nosso mundo. A observação dos padrões permite que os indivíduos desenvolvam a sua capacidade de prever o comportamento futuro dos organismos naturais e de alguns fenômenos. Os engenheiros civis podem usar suas observações de padrões de tráfego para a construção de cidades mais seguras. Os meteorologistas usam padrões para prever tempestades, tornados e furacões. Os sismólogos usam padrões para prever terremotos e deslizamentos de terra. Os padrões matemáticos são úteis em todas as áreas da ciência.

As medidas das galáxias em espiral seguem a sequência de Fibonacci (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sequência aritmética

Uma sequência é um grupo de números que seguem um padrão baseado em uma regra específica. Uma sequência aritmética envolve números para os quais a mesma quantidade foi adicionada ou subtraída. A quantidade que é adicionada ou subtraída é conhecida como a diferença comum. Por exemplo, na sequência de "1, 4, 7, 10, 13 ..." a cada número foi adicionado 3, para derivar o número seguinte. A diferença comum para essa sequência é 3.

Loading...

Sequência geométrica

Uma sequência geométrica é uma lista de números que são multiplicados (ou divididos) pela mesma quantidade. A quantidade pela qual os números são multiplicados é conhecida como a proporção comum. Por exemplo, na sequência de "2, 4, 8, 16, 32 ..." cada número é multiplicado por dois. O número 2 é a relação comum para esta sequência geométrica.

Números triangulares

Os números em uma sequência são chamados de termos. Os termos de uma sequência triangular está relacionado com o número de pontos necessários para criar um triângulo. Você poderia começar a formar um triângulo com três pontos; um na parte superior e dois na parte inferior. A próxima linha teria três pontos, perfazendo um total de seis pontos. A próxima linha no triângulo teria quatro pontos, perfazendo um total de 10 pontos. A linha a seguir teria cinco pontos, para um total de 15 pontos. Por isso, uma sequência triangular começa desta forma: "1, 3, 6, 10, 15 ..."

Números quadrados

Em uma sequência de números quadrados, os termos são os quadrados de sua posição na sequência. Ela começaria com "1, 4, 9, 16, 25 ..."

Números cúbicos

Em uma sequência de número cúbicos, os termos são os cubos de sua posição na sequência. Por isso, ela começa com "1, 8, 27, 64, 125 ..."

Números de Fibonacci

Em uma sequência de números de Fibonacci, os termos são encontrados pela soma dos dois termos anteriores. Ela começa desta forma ", 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13 ..." A sequência de Fibonacci foi batizada em honra de Leonardo Fibonacci, nascido em 1170 em Pisa, Itália. Fibonacci introduziu algarismos indo-arábicos para os europeus com a publicação de seu livro "Liber Abaci", em 1202. Ele também introduziu a sequência de Fibonacci, que já era conhecido por matemáticos indianos. A sequência é importante, porque ele aparece em muitos lugares na natureza, tais como: padrões de folhagem das plantas, galáxias e conchas de caracóis.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...