Como tirar medidas de uma pessoa para uma cadeira de rodas

••• George Doyle/Stockbyte/Getty Images

É necessário medir o seu corpo para garantir que a cadeira de rodas se ajuste a ele. Uma cadeira grande demais pode afetar o seu acesso às rodas e ao freio, assim como a sua postura e capacidade de alcançar os pedais. Uma pequena demais pode fazer pressão constante na pele e nos tecidos, o que pode levar a problemas de pele. A espessura de uma almofada, que pode ser uma aquisição separada, pode afetar as medições. Peça ajuda a alguém para tomar as suas medidas, enquanto se senta confortavelmente em uma cadeira de espaldar e descansa os pés rentes ao chão.

Medindo para uma cadeira de rodas

Passo 1

Calcule a largura do assento medindo de um lado ao outro, em centímetros, os pontos mais largos através dos quadris e coxas ao sentar-se em uma posição normal, com os joelhos levemente separados. Acrescente 3 cm a essa medida para mais conforto.

Passo 2

Calcule a profundidade do assento medindo, em centímetros, da parte de trás das nádegas à parte de trás do joelho. Subtraia 3 cm dessa medida para a profundidade do assento final e subtraia mais 3 cm, se usar os pés para empurrar ou manobrar a cadeira de rodas.

Passo 3

Estenda o braço para frente. Calcule a altura das costas medindo, em centímetros, a distância da base das nádegas até a parte de baixo do braço estendido. Use essa medida como a altura das costas, se for incapaz de usar a parte de cima do corpo, mas subtraia 9 cm dessa medida se tiver bons ombros e força nos braços. Se possuir grande força na parte de cima do corpo e for capaz de empurrar ativamente a cadeira de rodas, subtraia 12 cm da altura das costas.

Passo 4

Dobre um braço na altura do cotovelo enquanto mantém o antebraço paralelo ao chão. Calcule a altura do descanso para braço medindo, em centímetros, a distância do braço dobrado até a parte de baixo das nádegas. Acrescente 3 cm a essa medida.

Passo 5

Calcule o descanso para pés medindo, em centímetros, da base do calcanhar até a parte de baixo da coxa. Acrescente 3 cm a essa medida.

Ajustando as medidas para uma almofada de cadeira de rodas

Passo 1

Adicione a espessura total das almofadas dos dois lados à medida da largura do assento.

Passo 2

Acrescente a espessura da almofada das costas à medida da profundidade do assento.

Passo 3

Adicione a metade da espessura da almofada do assento à medida da altura das costas se você tem bons ombros e força nos braços ou se tem muita força na parte de cima do corpo e consegue empurrar ativamente a cadeira de rodas.

Passo 4

Acrescente metade da espessura da almofada do assento à medida da altura do descanso de braço.

Passo 5

Subtraia a espessura da almofada comprimida da medida da altura do descanso de pés.

Mais recentes

×