Tomar vitamina D causa inchaço e gases?
BananaStock/BananaStock/Getty Images
A vitamina D é essencial para a saúde dos ossos e para o sistema imunológico, e se você não consumir a quantidade adequada na sua dieta, pode precisar tomar um suplemento. Contudo, como a vitamina D é solúvel em gordura, seu corpo estoca o excesso, o que pode levar à toxicidade se você consumir demais. Isso pode causar inchaço e gases associados à prisão de ventre, diarreia e outros problemas intestinais. Discuta o consumo de vitamina D com um médico.
Por que você precisa de vitamina D
Seus ossos precisam da vitamina D para ajudar a utilizar o cálcio que você consome e se manterem fortes. Você também precisa dela para repelir vírus e bactérias, pois ela promove o funcionamento apropriado do sistema imunológico e ajuda na saúde em geral. Quando não se consome uma quantidade adequada de vitamina D, isso pode resultar em uma condição conhecida como osteomalacia, que geralmente causa fraqueza muscular e dor nos ossos. Pessoas com idade avançada e com pele escura podem precisar de suplementos para garantir um consumo adequado da vitamina.
Como consumir essa vitamina
Se você for cuidadoso e consumir a quantidade recomendada, pode consumir a vitamina D sem risco de ter problemas intestinais como inchaço ou gases. Recomenda-se que adultos acima dos 70 anos consumam 600 UI de vitamina D por dia, somando o consumo por meio de suplementos e alimentação normal. Comidas que são fonte de vitamina D incluem ovos, salmão, arenque e óleo de fígado de bacalhau, bem como leite e cereais que tenham sido fortificados com a vitamina. Muitos multivitamínicos também contêm vitamina D e também é possível encontrá-la em suplementos individuais.
Riscos e sintomas de toxicidade
Consumir a vitamina D em excesso pode causar toxicidade, também conhecida como hipervitaminose D. Isso pode causar diversos sintomas envolvendo o trato intestinal, tais como vômito, prisão de ventre e os gases e o inchaço que a acompanham e também fraqueza, confusão, dor nos ossos, dor nos olhos e pedras nos rins. Se você tiver uma overdose de vitamina D, seu médico provavelmente pedirá que pare de tomar suplementos. De acordo com o Office of Dietary Supplements, o limite de consumo da vitamina de é 4.000 UI por dia.
Considerações adicionais
Os sintomas da toxicidade da vitamina D quase sempre aparecem devido ao consumo excessivo da vitamina. Por isso, sempre converse com o médico sobre o consumo de suplementos e deixe-o saber de qualquer efeito adverso que aparecer. O inchaço e os gases podem resultar de problemas não relacionados ao consumo da vitamina, como problemas intestinais ou estresse. Se você estiver com esses sintomas, fale sobre eles com o médico para determinar a causa.
Referências
- MayoClinic.com: Toxicidade da vitamina D: O que acontece se você consumir demais?; Katherine Zeratsky, R.D., L.D.; dezembro de 2010 [em inglês]
- University of Maryland Medical Center: Vitamina D; junho de 2010 [em inglês]
- Office of Dietary Supplements: Vitamina D [em inglês]
- MayoClinic.com: Inchaço, arroto e gases intestinais: Como evitá-los; abril de 2011 [em inglês]
Sobre o Autor
Lynne Sheldon has over 12 years of dance experience, both in studios and performance groups. She is an avid runner and has studied several types of yoga. Sheldon now works as a freelance writer, editor and book reviewer. She holds a Bachelor of Arts in English and art history from Boston University and recently completed her Master of Fine Arts in writing from Pacific University.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images