×
Loading ...

O que é um tomate maçã?

O tomate maçã, ou gaúcho, é um um ótimo tomate. Você pode cultivá-lo comprando sementes ou a partir de transplantes, e em seguida, colher as sementes para plantar para a próxima temporada. Como elas possuem características hereditárias, as plantas da próxima geração irão proporcionar o mesmo sabor e qualidade das plantas originais.

O tomate gaúcho, ou maçã, é ótimo para salada (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Características físicas

Tomates maçã crescem até cerca de 1,2 metros de altura. Por serem tomates de vinhas, podem crescer ainda mais se forem dadas as condições corretas e um bom sistema de suporte. Essa planta de folhas estreitas produz uma fruta achatada, firme, redonda e com uma pele vermelho escuro, pesando cerca de 170g quando madura. Esta é uma planta altamente prolífica, tornando as flores e frutas abundantes, se você cultivá-las em um ambiente tranquilo.

Loading...

Características de cultivo

Diz-se que tomates que crescem em vinhas, como o gaúcho, são indeterminados, já que eles crescem cada vez mais altos durante a estação, desde que tenham um sistema de suporte para se apoiarem. Isso significa que eles precisam crescer em uma treliça para tomateiros. Essas plantas não têm muitos meios para se prender ao suporte, de modo que o horticultor pode amarrá-las aos suportes. O tempo de amadurecimento do tomate gaúcho é de 65 a 68 dias, e eles são resistentes a doenças comuns de tomates como os fungos da verticilose, fusarium e alternaria.

Usos culinários

Os tomates maçã têm um sabor proeminente e podem ser comidos frescos com pouco ou nenhum tempero ou molho. O livro "The French Market: More Recipes from a French Kitchen" de Joanne Harris e Fran Warde recomenda uma salada de tomate maçã, em que este recebe somente um filete de azeite de oliva e algumas ervas para acompanhar.

Variedades relacionadas

Os super tomates maçã são prolíficos, assim como o original, mas produzem frutas com 140 a 225 g. Eles são semi-determinados em seus hábitos de crescimento, assim as plantas são mais compactas (apesar de ainda precisarem de estacas para apoiar as frutas grandes). Também são resistentes ao fusarium e verticulose, e seu sabor é mais vívido nas receitas com tomates frescos. Entretanto, os super tomates maçãs não são tão tradicionais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...