×
Loading ...

Como tonalizar armários com borras de café

As tintas a óleo caseiras e comerciais geralmente incluem produtos químicos nocivos, como terebentina e óleos secantes. Para evitar a inalação dos vapores e a exposição aos produtos químicos tóxicos, é possível tonalizar a madeira nua ou dar um toque de envelhecimento com borra de café. A pintura com borra de café é ideal para madeiras mais escuras, como o mogno, e proporciona uma aparência rústica e antiga aos armários.

Instruções

Recicle as borras de café, pintando a madeira (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Remova as portas do armário das estruturas e retire as gavetas completamente , levando as partes removidas para uma superfície plana. Isso facilitará a pintura das portas, já que a tinta líquida não gotejará quando os armários são deitados. Remova as dobradiças, alças e botões.

    Loading...
  2. Coloque as borras de café na cafeteira ou jarra de vidro grande. A cafeteira facilitará o preparo e coamento da borra. Adicione mais café para obter uma tinta mais escura. Uma solução de 3,78 de L de tinta cobrirá aproximadamente 9,30 m² de área do armário.

  3. Despeje água quente sobre a borra e deixe-as em repouso por algumas horas ou durante a noite.

  4. Peneire o café para eliminar as borras sólidas. Adicione mais água para obter uma cor mais clara.

  5. Pincele o removedor de tinta nas superfícies que deseja remover o verniz ou tinta velhos. Esfregue o produto na madeira com uma lã de aço de granulação 00 (madeira dura) ou 000 (madeira macia). Enquanto o produto estiver úmido, remova-o com um pano para retirar a tinta e verniz. Repita a ação, se necessário.

  6. Remova a pintura a óleo velha, limpando a madeira com um tecido encharcado de álcool isopropílico ou água sanitária.

  7. Limpe toda a superfície da madeira com um tecido encharcado de álcool isopropílico. Deixe-os secar completamente antes de pintar.

  8. Cubra os pisos e bancadas com jornais para evitar manchas nessas superfícies. Sature o tecido de náilon sem fiapos com uma generosa quantia da "tinta" de café e deslize-o sobre a textura da madeira das portas e gavetas. Limpe a madeira pintada com um tecido limpo para remover o excesso, antes que ele seque. Deixe a madeira secar completamente, antes de repetir o processo no outro lado das portas do armário.

  9. Pinte as estruturas e prateleiras do armário usando o mesmo método. Deixe a tinta secar completamente antes de aplicar o selante.

  10. Pincele uma generosa camada de selante sobre a madeira pintada com um pincel. Pinte rapidamente a textura, pois o selante seca rapidamente.

  11. Monte as portas do armário novamente e guarde as gavetas após todas as superfícies secarem completamente.

Loading...

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Cafeteira ou jarra de vidro grande
  • Peneira
  • Borra de café usada
  • Tecido de náilon sem fiapos
  • Removedor de tinta
  • Lã de aço
  • Álcool isopropílico
  • Água sanitária
  • Jornal
  • Pincel
  • Selante

Referências

Loading ...
Loading ...