×
Loading ...

Como tratar um cão com displasia no ombro

Em cachorros, a displasia do ombro normalmente assume a forma osteocondrose, onde a cartilagem da articulação é deficiente. Isto resulta em uma superfície de articulação desigual e se for algo que afeta o seu cão, o entendimento sobre como tratar o problema é uma parte importante dos proprietários do animal. De acordo com veterinários, essa condição é comum em ombros de cães jovens e de raças de grande porte.

Instruções

Os cães de grande são mais propensos a ter displasia no ombro (dog image by Ramona smiers from Fotolia.com)
  1. Consulte um veterinário. Muitos cães de grande porte desenvolvem sinais deste distúrbio entre o quarto e o oitavo mês de idade. Caso seja tratado na fase inicial, apenas uma pequena cirurgia pode ser necessária. Se a condição não for detectada mais para frente na vida do cão, será necessário uma grande cirurgia para corrigir o problema e garantir que o animal mantenha sua mobilidade.

    Loading...
  2. Exercite seu cão cuidadosamente. Uma das maneiras que muitos donos notam essa deficiência é quando o cachorro começa a mancar após o exercício prolongado. Caso o seu animal faça muito exercício, ele pode enfraquecer ainda mais o ombro. Embora o seu cão possa querer brincar mais, ele deve ser contido para que não se sobrecarregue.

  3. Alimente seu cão através de uma dieta magra. Os cães que sofrem de displasia no ombro podem tornar-se obesos devido à falta de atividade, e o peso adicional pode colocar mais pressão sobre a articulação. Para combater isso, alimente o animal com alimentos de baixa gordura. Peça aconselhamentos ao veterinário sobre qual comida seu cão deve comer.

  4. Aplique calor no ombro enfraquecido. Devido à deformação da articulação no ombro, ele pode inflamar-se e o calor ajuda a aliviar a dor. Uma bolsa de água quente pode ajudar, como também uma garrafa de água quente, embora os cães tendam a mastigar esta última. Você também pode esquentar uma toalha no micro-ondas e aplicá-la no ombro dolorido.

  5. Administre uma medicação anti-inflamatória. À medida que o seu cão envelhece, há uma boa chance de que a sua displasia no ombro piore. Uma condição que pode ser mantida sob controle com exercícios quando o seu cão era filhote pode chegar a um ponto onde talvez a medicação seja necessária. Esse medicamento normalmente é administrado em forma de cápsulas e pode ser engolido inteiro ou aspergido na comida do seu cão.

Loading...

Dicas

  • Observe de perto o seu cão. A displasia no ombro pode melhorar ou piorar, e quanto mais você souber sobre esta condição, mais preparado estará para agir.

Referências

Loading ...
Loading ...