Como tratar uma overdose de metformina
call 911 image by Empath from Fotolia.com
A metformina é uma droga comumente prescrita para tratar a diabetes. Uma overdose envolvendo o medicamento é rara quando utilizado individualmente (sem medicamentos diabéticos adicionais) e na dosagem recomendada. Os sintomas de overdose resultam de uma condição chamada acidose láctica. A acidose láctica pode ocorrer em doses normais, mas é mais predominante em casos de overdose. Os sintomas incluem dor abdominal, vômitos, diarreia, taquicardia, agitação, confusão, letargia, coma e morte. A hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) raramente é vista em pacientes sob uso de metformina. A ingestão de comprimidos de glicose não tratará a overdose. O tratamento para essa condição é a terapia de suporte. O seu objetivo consiste em alcançar um equilíbrio ácido-base normal no sangue, o controle da função cardíaca e a remoção de qualquer excesso de metformina no estômago. Não existe um antídoto ou remédio homeopático que esteja disponível para ajudar a tratar a overdose de metformina em casa. A overdose e a acidose láctica resultante é considerada uma emergência médica e o tratamento pode ocorrer apenas em ambiente hospitalar.
Identifique a gravidade da overdose
Step 1
Avalie quantos comprimidos de metformina foram ingeridos.
A overdose tecnicamente ocorre quando são ingeridos mais do que a dose diária máxima. Verifique a concentração do comprimido e quantos comprimidos foram ingeridos. A dose máxima diária de metformina (Glucophage) é de 2550 mg e da metformina ER (Glucophage XR) é de 2000 mg.
Step 2
Verifique se existem sintomas de dor abdominal, vômitos, diarreia, agitação e confusão.
Step 3
Verifique a taxa de batimentos cardíacos utilizando um monitor ou verificando a sua frequência cardíaca manualmente.
Para verificar a frequência cardíaca manualmente, coloque o dedo indicador e o dedo médio com firmeza na parte inferior de seu pulso perto da base do polegar. Conte o número de batidas por 30 segundos e multiplique esse número por dois. Este é o número de batimentos por minuto.
Step 4
Teste o nível de açúcar no sangue através de um monitor de glicose (somente se estiver usando metformina com medicamentos adicionais para a diabetes).
A metformina não reduz diretamente os níveis de açúcar no sangue. Se for usada em combinação com medicamentos adicionais para tratar a diabetes, o nível de açúcar no sangue pode ser baixo. A equipe médica precisa saber o nível de glicose no sangue.
Procure atendimento médico
Step 1
Ligue para a emergência ou para o pronto socorro mais próximo.
Step 2
Relate o nome, a concentração e número de comprimidos tomados ao pessoal da equipe médica.
Step 3
Relate também os sintomas, a frequência cardíaca e o nível de glicose no sangue.
Mais Artigos
Referências
- Overdose fatal de metformina combinada com uma hiperglicemia progressiva [em inglês]
- Bula Glucophage [em inglês]
- MedlinePlus: Pulso [em inglês]
Dica
- Use uma caixa de comprimidos ou um calendário como um lembrete de quando os medicamentos foram tomados. Nunca tente tomar uma dose ingerindo um comprimido muito perto da próxima dose. Tome a primeira e continue com a próxima dose normal. Quando estiver em dúvida, não tome a medicação.
Advertência
- Overdoses acidentais ou intencionais são fatais. Procure atendimento médico se houver suspeita de uma overdose de drogas.
Sobre o Autor
Living near Atlanta, Jenny Sutherland has been a medical writer since 2004. She has published articles for the website CaringForDiabetes.com and has worked with key physicians around the country. Sutherland received her Doctor of Pharmacy from Mercer University Southern School of Pharmacy in Atlanta.
Créditos Fotográficos
call 911 image by Empath from Fotolia.com