Como treinar um filhote de Blue Heeler
Duncan Smith/Photodisc/Getty Images
"Sempre alerta, extremamente inteligente, atento, corajoso e confiável, com uma devoção implícita ao dever, o que o torna o cão ideal". Essas são as características que o American Kennel Club (AKC) atribui ao Boiadeiro Australiano, também conhecido como Blue Heeler, no padrão oficial de reprodução. É tarefa do dono assimilar o filhote de Blue Heeler à sua casa e vida, garantindo o treinamento e a orientação que o tornarão um bom cidadão canino na sua comunidade e um companheiro amado e confiável para o dono e sua família. Treinadores experientes como Brian Kilcommons e Sarah Wilson oferecem técnicas de desenvolvimento de habilidades básicas para filhotes, que farão com que seu programa de treinamento tenha um começo bem sucedido.
O comando para "deitar"
Step 1
Acostume o filhote a usar uma coleira antes de introduzir a corrente. Dê-lhe no mínimo algumas horas para se acostumar à coleira. Você saberá que o filhote se acostumou quando ele não prestar mais atenção no acessório.
Step 2
Posicione a coleira de maneira que o anel no qual se prende a corrente fique na frente, acima do peito do animal.
Step 3
Sente-se perto e de frente para o filhote e encaixe a corrente na coleira.
Step 4
Coloque o pé na corrente para aplicar pressão para baixo, gentilmente. Mantenha o pé na coleira durante toda sessão de treinamento.
Step 5
Fale o comando "Deite".
Step 6
Espere 30 segundos para que o filhote responda ao comando. Não é necessário repetir se ele não deitar.
Step 7
Recoloque o pé na corrente e aplique mais pressão, levemente. Espere 30 segundos para que ele responda. Repita o processo e, a cada vez, aperte um pouco mais a corrente até que ele se deite.
Step 8
Recompense-o, quando ele deitar, com elogios em um tom de voz suave. Coloque uma recompensa no chão na frente dele.
Step 9
Pratique essa rotina com o filhote até que ele deite ao seu comando. Aumente gradualmente a distância entre você e ele até que esteja treinando sem a corrente.
Mantendo a corrente folgada
Step 1
Leve o filhote para um lugar calmo, como uma garagem vazia, onde ele não irá se distrair com coisas interessantes.
Step 2
Fique cerca de 60 cm na frente dele e coloque a corrente na coleira.
Step 3
Aplique pressão gentilmente na corrente, puxando-a na sua direção. Mantenha uma pressão firme na corrente. Não aumente nem diminua se o filhote resistir e tentar puxar no sentido contrário e nem se mexa na direção dele.
Step 4
Espere até que o filhote ande na sua direção.
Step 5
Libere a tensão na corrente imediatamente e elogie o filhote quando ele for na sua direção.
Step 6
Segure a corrente novamente e espere que ele se mova na sua direção.
Step 7
Pratique esse exercício até que ele associe a folga na corrente com o seu elogio.
Step 8
Aos poucos, comece a andar, dando poucos passos de cada vez. Se ele começar a puxar a corrente, pare e permaneça parado, além de retirar a folga. Espere até que ele ganhe folga novamente ao ir na sua direção. Elogie-o, libere a tensão da corrente e comece a caminhar de novo.
Referências
- American Kennel Club; Conheça as raças: Boiadeiro Australiano; 2011 [em inglês]
- My Smart Puppy - Fun, Effective and Easy Puppy Training; Brian Kilcommons e Sarah Wilson; 2006 [em inglês]
Recursos
Dica
- O AKC afirma que, como pastor de gado e cão de guarda, não há igual ao Blue Heeler. Sua companhia canina esperará que você lhe dê uma função. Encontre um clube de treinamento de cães na sua região. O Tampa Dog Training Club, por exemplo, oferece aos seus membros a oportunidade de aprender a treinar seus cães para competições de agilidade e obediência.
Advertência
- Escolha uma coleira larga e que não aperte o filhote. Coleiras apertadas ou de estrangulamento podem machucá-lo. Certifique-se de que ela não seja tão solta para que o filhote não prenda uma pata ou perna.
- Certifique-se também de manter o seu Blue Heeler na corrente quando estiver na rua e perto de você até que o controle sobre ele esteja bem formado. Ele pode expressar o seu domínio ao se comportar de forma agressiva em relação a um outro cão.
Créditos Fotográficos
Duncan Smith/Photodisc/Getty Images