Como fazer um periquito fêmea agressivo parar de fugir e bicar?

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

Os periquitos são pequenas aves de estimação originárias da Austrália. Eles vivem de forma nômade e em diferentes tipos de climas e paisagens em busca de alimento, de acordo com a World Trust Parrot. Os periquitos selvagens vivem em bandos e voam por longas distâncias em busca do alimento adequado. Se tiver um periquito como animal de estimação, você precisará estar ciente da natureza ativa do periquito e fornecer brinquedos para ele se divertir. Essas aves são sociáveis, mas às vezes você poderá se deparar com um periquito fêmea agressivo e ter que fazê-lo parar de fugir e bicar.

Passo 1

Pegue o periquito fêmea agressivo com uma toalha velha; isso evitará qualquer mordida ou arranhão. Seja gentil com o pássaro, já que ele é pequeno e você poderá danificar suas asas. As fêmeas são, por vezes, mais agressivas do que os machos, especialmente durante a época de reprodução.

Passo 2

Abra uma asa com cuidado e apare as últimas oito penas ou as primárias. Isso a impedirá de voar para longe. Você poderá precisar de um assistente para fazer isso. Corte aproximadamente um terço a partir do fundo da asa inferior até as penas de sangue. As penas de sangue são aquelas que contêm vasos sanguíneos e são encontradas na metade superior das asas. Você poderá ver os vasos sanguíneos vermelhos das penas de sangue e evitar o corte nessa área. Repita isso na outra asa e certifique-se de que elas sejam uniformemente aparadas.

Passo 3

Coloque o periquito fêmea de volta em sua gaiola e deixe-o sozinho por 24 horas para se acalmar. Se tiver uma gaiola compartilhada, você poderá colocá-lo de volta com as outras aves se não demonstrar agressividade com elas. Ao aparar as asas, o periquito fêmea não será capaz de voar para longe, mas você ainda precisará trabalhar com a mordida.

Passo 4

Abra a porta da gaiola pelo menos uma vez por dia durante uma hora; deixe que a ave pelo menos saia e caminhe ao redor do recinto. Se ela não sair, coloque uma cavilha como poleiro na gaiola, na parte inferior em vez de no topo, para não assustá-la. Diga "pise" para que ela saiba que você quer que ela pise na cavilha. Ensiná-la a usar uma cavilha o ajudará a ganhar a confiança dela. Depois disso, ensine-a a pisar em seu dedo.

Passo 5

Pegue o seu periquito com a toalha novamente se ele não pisar na cavilha. Leve-o para um pequeno quarto silencioso, como um banheiro ou armário grande, e feche a porta. Coloque-o no chão e acalme-o com uma voz suave. Trabalhe com a ave a ação de pisar na cavilha, colocando-a perto dela enquanto estiver no chão. Pratique até que o periquito faça isso.

Passo 6

Coloque a ave de volta em sua gaiola e deixe-a descansar. Após cerca de uma hora, coloque a cavilha de volta na gaiola para ela pisar. Se não o fizer, leve-a de volta para a pequena sala para praticar. Se ela pisar lentamente, pegue a cavilha da gaiola com o periquito sobre ela. Prenda-a em sua cintura e ofereça-lhe o dedo indicador. Diga "pise" e continue praticando em seu dedo.

Passo 7

Ofereça uma recompensa uma vez que ela pisar em seu dedo. Quado a ave se acostumar com o dedo, coloque uma guloseima na palma da sua mão para que ela alcance-a. Bata na área do peito do seu periquito se ele pegar a guloseima e ofereça outra. Algumas aves não gostam de ser acariciadas; se esse for o caso, não insista.

Passo 8

Agite suavemente o dedo se ela lhe bicar agressivamente. Alguns periquitos podem testar o dedo antes de pisar para ter certeza que é um poleiro sólido, então não confunda isso com bicar. Se ele bicar, você poderá torcer ou apertar o dedo, dizendo "não". Isso o deixará saber que é um comportamento incorreto.

Passo 9

Sopre o rosto de seu periquito se ele lhe bicar. Isso o deixará saber que bicar é um comportamento incorreto. Direcione o ar para suas narinas.

Mais recentes

×