Como fazer um periquito fêmea agressivo parar de fugir e bicar?
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Os periquitos são pequenas aves de estimação originárias da Austrália. Eles vivem de forma nômade e em diferentes tipos de climas e paisagens em busca de alimento, de acordo com a World Trust Parrot. Os periquitos selvagens vivem em bandos e voam por longas distâncias em busca do alimento adequado. Se tiver um periquito como animal de estimação, você precisará estar ciente da natureza ativa do periquito e fornecer brinquedos para ele se divertir. Essas aves são sociáveis, mas às vezes você poderá se deparar com um periquito fêmea agressivo e ter que fazê-lo parar de fugir e bicar.
Step 1
Pegue o periquito fêmea agressivo com uma toalha velha; isso evitará qualquer mordida ou arranhão. Seja gentil com o pássaro, já que ele é pequeno e você poderá danificar suas asas. As fêmeas são, por vezes, mais agressivas do que os machos, especialmente durante a época de reprodução.
Step 2
Abra uma asa com cuidado e apare as últimas oito penas ou as primárias. Isso a impedirá de voar para longe. Você poderá precisar de um assistente para fazer isso. Corte aproximadamente um terço a partir do fundo da asa inferior até as penas de sangue. As penas de sangue são aquelas que contêm vasos sanguíneos e são encontradas na metade superior das asas. Você poderá ver os vasos sanguíneos vermelhos das penas de sangue e evitar o corte nessa área. Repita isso na outra asa e certifique-se de que elas sejam uniformemente aparadas.
Step 3
Coloque o periquito fêmea de volta em sua gaiola e deixe-o sozinho por 24 horas para se acalmar. Se tiver uma gaiola compartilhada, você poderá colocá-lo de volta com as outras aves se não demonstrar agressividade com elas. Ao aparar as asas, o periquito fêmea não será capaz de voar para longe, mas você ainda precisará trabalhar com a mordida.
Step 4
Abra a porta da gaiola pelo menos uma vez por dia durante uma hora; deixe que a ave pelo menos saia e caminhe ao redor do recinto. Se ela não sair, coloque uma cavilha como poleiro na gaiola, na parte inferior em vez de no topo, para não assustá-la. Diga "pise" para que ela saiba que você quer que ela pise na cavilha. Ensiná-la a usar uma cavilha o ajudará a ganhar a confiança dela. Depois disso, ensine-a a pisar em seu dedo.
Step 5
Pegue o seu periquito com a toalha novamente se ele não pisar na cavilha. Leve-o para um pequeno quarto silencioso, como um banheiro ou armário grande, e feche a porta. Coloque-o no chão e acalme-o com uma voz suave. Trabalhe com a ave a ação de pisar na cavilha, colocando-a perto dela enquanto estiver no chão. Pratique até que o periquito faça isso.
Step 6
Coloque a ave de volta em sua gaiola e deixe-a descansar. Após cerca de uma hora, coloque a cavilha de volta na gaiola para ela pisar. Se não o fizer, leve-a de volta para a pequena sala para praticar. Se ela pisar lentamente, pegue a cavilha da gaiola com o periquito sobre ela. Prenda-a em sua cintura e ofereça-lhe o dedo indicador. Diga "pise" e continue praticando em seu dedo.
Step 7
Ofereça uma recompensa uma vez que ela pisar em seu dedo. Quado a ave se acostumar com o dedo, coloque uma guloseima na palma da sua mão para que ela alcance-a. Bata na área do peito do seu periquito se ele pegar a guloseima e ofereça outra. Algumas aves não gostam de ser acariciadas; se esse for o caso, não insista.
Step 8
Agite suavemente o dedo se ela lhe bicar agressivamente. Alguns periquitos podem testar o dedo antes de pisar para ter certeza que é um poleiro sólido, então não confunda isso com bicar. Se ele bicar, você poderá torcer ou apertar o dedo, dizendo "não". Isso o deixará saber que é um comportamento incorreto.
Step 9
Sopre o rosto de seu periquito se ele lhe bicar. Isso o deixará saber que bicar é um comportamento incorreto. Direcione o ar para suas narinas.
Referências
- Parrot Feather: Bicada de periquito [em inglês]
- World Parrot Trust: Periquito (Melopsittacus undulatus) [em inglês]
- Quaker Parrots; Como domesticar um periquito agressivo ou assustado, Heike Ewing Ottrots [em inglês]
- Me and My Budgie: Aparo das penas de um periquito [em inglês]
- Budgie Place: Como lidar com problemas de bicadas? [em inglês]
- Pet Budgie: Bicadas de periquitos [em inglês]
Recursos
Dica
- Treinar o seu periquito leva tempo e persistência. Esse processo pode levar meses.
- Alguns periquitos são aves de um dono só. Eles podem nunca gostar de outros seres humanos que não os seus proprietários.
- Alguns periquitos bicam se estiverem cansados ou com fome. Treiná-lo muito tarde ou mantê-lo longe de sua gaiola e comida por muito tempo pode causar agressão.
- Faça anotações sobre quando o periquito é agressivo para descobrir as causas desse comportamento.
- Algumas aves são territoriais. Deixe a gaiola aberta para que ele possa se mover livremente em toda a área. Você pode fazer uma área de recreio para o pássaro, também.
Advertência
- Sempre use uma voz suave e calma e nunca bata em seu pássaro.
- Não agite a sua ave como forma de punição. Ela não aprenderá a lhe respeitar e ficará com medo de você.
- Se você gritar com o seu periquito, ele pensará que isso é um ato de agressão e agirá em conformidade. Use uma voz calma.
Sobre o Autor
Charong Chow has been writing professionally since 1995. Her work has appeared in magazines such as "Zing" and "Ocean Drive." Chow graduated from the University of Miami with a Bachelor of Arts in philosophy. She also received a Bachelor of Fine Arts from the California Institute of the Arts.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images