Como amansar um bezerro
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
É importante amansar um bezerro, caso você queira ser capaz de manipulá-lo. Para criadores, isso é importante, pois muitas vezes um touro deve ser transferido de um pasto para outro, e também deve ter sua fertilidade testada regularmente, de modo que a manipulação humana é uma obrigação. Começar a amansar o animal quando ele ainda for um bezerro é a melhor maneira de fazê-lo.
Step 1
Comece alimentando a mãe e seu filhote em uma pequena baia. Utilize a ração doce para atrair a mãe para a baia e alimente-a lá diariamente, até que ela se sinta confortável para entrar e sair da baia com seu bezerro.
Step 2
Fique dentro da baia com a mãe e o filhote enquanto eles estiverem comendo. A melhor maneira de ganhar a confiança do bezerro é aproximar-se da mãe e acariciá-la. Converse gentilmente com o bezerro e ocasionalmente deixe seus dedos livres para que ele os cheire ou lamba. Se você colocar um pouco de ração doce em sua mão poderá ensinar o bezerro a comer direto dela.
Step 3
Faça carinho no pescoço e nos ombros do bezerro assim que ele começar a deixar que você o toque. Os bezerros jovens sentem muita coceira por estarem trocando de pelo, e isso pode ser usado a seu favor. Coce e esfregue gentilmente o pelo do bezerro até que ele comece a procurar por você, demonstrando que está gostando do afeto. Passe as mãos por todo o corpo do bezerro para que ele se acostume com o seu toque e com a sua voz.
Step 4
Esfregue o arreio por todo o corpo do bezerro até que ele se sinta confortável com o objeto e não preste mais atenção a ele. Vista o arreio no animal e prenda-o, deixando que o bezerro o use por um dia inteiro para aprender que ele não precise retirá-lo para executar suas atividades rotineiras normalmente.
Step 5
Faça com que o bezerro se acostume com a pressão do arreio e também a ter seu pelo escovado. Assim que o bezerro chegar a este estágio será fácil prosseguir com o processo de domesticação. Quando o animal aprender a associar humanos com comida, conforto e prazer, ele irá tentar chamar a sua atenção.
Mais Artigos
Referências
Dica
- Fique o tanto de tempo necessário na baia até que o bezerro fique confortável com a sua presença. Isso será mais fácil se a mãe estiver confortável também, por isso passe tempo tanto com a mãe quanto com o filhote.
Advertência
- Tome cuidado quando estiver mexendo com um bezerro na frente de uma vaca não domesticada. As vacas são muito protetoras, e um animal agressivo ou não domesticado poderá machucar e até matar um humano caso ache que seu filhote será ferido.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images