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Como treinar para o salto à distância

Como treinar para o salto à distância. Os defensores do salto à distância acreditam que ele é a única grande demonstração de habilidade atlética em pista e em campo, combinando corrida de velocidade em curta distância com a precisão milimétrica de sutileza e controle motor. Quando você treina para salto à distância, você foca em cinco segmentos chave para o processo: a aproximação, os três últimos passos, a decolagem, o voo e a aterrissagem.

Instruções

Salto à distância requer muita habilidade física (long jump image by Cindy Haggerty from Fotolia.com)
  1. Desenvolva a postura correta para a aceleração máxima durante a aproximação. Fique contra uma parede com os pés no chão, dobrando os tornozelos de modo que seu corpo esteja em um ângulo de 45 graus perfeito. Ande para frente de três a cinco passos enquanto permanece alinhado nessa posição. Repita o processo enquanto se move gradualmente mais rápido, enfatizando um impulso do tornozelo.

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  2. Suba um lance de escadas ou pule sobre uma série de cones em pé com uma perna. Depois repita o processo usando a outra perna. Conforme suas pernas vão se fortalecendo adicione um "chute traseiro" na aproximação, puxando o seu calcanhar o mais próximo possível do seu corpo enquanto você salta. Depois tente ir mantendo seu joelho o mais alto que você conseguir em cada salto (sua coxa deve estar paralela ao chão). Finalmente, execute o exercício de salto enquanto combina o joelho elevado com o chute traseiro.

  3. Prepare um espaço de corrida para trabalhar sua aceleração. Ele deve ser de pelo menos 18 metros de comprimento. Posicione uma marca no meio, a pelo menos cinco passos de seu ponto de largada. Isso vai ajudar você a avaliar o seu ritmo durante a aproximação. Foque em correr essa distância, com ênfase na aceleração, ritmo e postura correta. Pratique a aterrissagem o mais perto do ponto de partida possível com sua perna de salto do que com a outra perna.

  4. Pratique um salto à distância parado: dê um passo e salte o mais longe que você conseguir aterrissando de pé. Veja o quão longe você consegue ir de um ponto de partida. Repita o processo em seu treino. Conforme você obtenha mais habilidade, tente pular e aterrissar em um agachamento, dobrando seus joelhos para ajudar a amortecer o impacto. Depois repita o processo adicionando um impulso com a perna na largada.

  5. Trabalhe sua largada, realizando exercícios de pular através de uma área de pelo menos 18 metros. Acentue o salto em sua perna de impulso e se mova empurrando seu tornozelo para frente. Acentue mais a força para frente do que para cima, já que a distância horizontal é o foco do salto à distância.

  6. Pratique saltos de curta abordagem de seis a dois passos, trabalhando na posição e na técnica de largada. Extenda sua abordagem conforme você continuar treinando. Pratique uma caminhada e depois uma marcha estável antes de correr: isso vai ajudar você a aperfeiçoar seu tempo.

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Dicas

  • Exercícios mais gerais são úteis quando você treina para uma atividade atlética. Aumente seu treino correndo distâncias maiores (de 100 a 200 metros), levantando peso e realizando exercícios de flexibilidade.
  • Muitos praticantes do salto à distância gostam de gravar suas seções de treino. Postura e posição são extremamente importantes nos saltos à distância e os vídeos permitem que eles façam as correções com mais facilidade.

Referências

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