A troca dos dentes causa diarreia em filhotes de cães?

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
Assim como os bebês que estão ganhando seus primeiros dentes permanentes após a perda dos dentes de leite, e por isso sentem dor e desconforto, os filhotes de cães também passam pelo mesmo processo. A maioria deles começa a troca dos dentes a partir dos quatro meses, o processo de dentição para e recomeça por alguns meses. Um dos sintomas mais frequentes é o filhote tentar mastigar tudo que vê pela frente, enquanto a perda de apetite e diarreia são mais raros. Tratar a diarreia é uma tarefa contornável, embora seja sempre importante saber quando é hora de chamar um veterinário.
A conexão entre dentição e diarreia
Os filhotes que estão passando pelo processo de dentição tendem a salivar e a babar mais do que o normal. Engolir este muco pode levar a problemas digestivos e, consequentemente, à diarreia.
Dieta errada e diarreia
Durante a dentição, os filhotes procuram resolver o desconforto roendo objetos, na tentativa de aliviá-lo. Muitos acabarão, inadvertidamente, mastigando itens que podem levar à "dieta errada", onde partículas ou vestígios de objetos que eles mastigaram e ingeriram prejudicarão seu delicado trato digestivo. E isso pode levar à diarreia.
Tratando a diarreia em filhotes
Se a diarreia está apenas começando, o cachorro tem menos de 8 meses de idade e não apresenta sinais de desidratação, substitua a ração por arroz e frango e um pouco de água a cada 12 horas por 24 horas. Isso deve trazer um alívio para a barriga dele e acabará com a diarreia.
Quando procurar o veterinário
Se o filhote com diarreia tiver menos de 7 semanas, procure o veterinário imediatamente, filhotes muito jovens se desidratam rapidamente. Pode ser que seja um problema mais sério do que a dentição. Se ela não parar no prazo de 24 a 48 horas, avise o veterinário.
Tratando a dentição
Proporcione ao seu cãozinho um grande suprimento de brinquedos para mastigar durante esse período. Quando ele parecer estar incomodado, congele um brinquedo ou uma toalhinha molhada e dê para ele roer, já que o frio alivia as gengivas doloridas.
Mantenha todas as coisas que você não quer que ele mastigue fora do seu caminho e considere prendê-lo quando não estiver em casa.
Recursos
Sobre o Autor
Based in Charlotte, N.C., Virginia Franco has more than 15 years experience freelance writing. Her work has appeared in various print and online publications, including the education magazine "My School Rocks" and Work.com. Franco has a master's degree in social work with an emphasis in health care from the University of Maryland and a journalism degree from the University of Richmond.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images