×
Loading ...

Como trocar a válvula de segurança de uma panela de pressão

Panelas de pressão são utensílios eficientes para preparar comida e consistem em panelas seladas para criar uma pressão superior à atmosférica, o que permite que a comida cozinhe em temperaturas mais altas do que o ponto de fervura da água. Elas sempre foram rápidas e convenientes, e, como não gastam energia, despertam grande interesse. Panelas antigas de pressão eram temidas por conta das histórias horripilantes sobre explosões. Os modelos modernos possuem vários mecanismos de segurança que são fáceis de usar, mas ocasionalmente precisam ser trocados.

Instruções

Panelas de pressão antigas não tinham mecanismos de segurança como as modernas (Steven Heap/iStock/Getty Images)
  1. Encomende uma válvula nova específica para seu modelo de panela. Caso você não tenha o manual original, deve ser possível encontrar o telefone do fabricante na internet. As instruções a seguir podem ser diferentes para algumas marcas.

    Loading...
  2. Retire o pino vermelho da válvula estragada. Empurre pela tampa da panela por fora ou por cima da tampa. Guarde a válvula estragada para comparar depois com a nova e saber que instalou a certa.

  3. Limpe o buraco da panela com água quente com sabão. Enxágue bem e seque a tampa inteira.

  4. Abra a válvula de troca e veja se é idêntica à que você tirou.

  5. Coloque a extremidade pontuda da válvula nova no buraco da tampa da panela. Aperte firme no lugar pelo lado de dentro da tampa. A identificação da parte interna deve ficar visível sob a válvula se estiver instalada corretamente.

  6. Teste a instalação pressurizando a panela como se fosse cozinhar normalmente. Se o vapor escapar da válvula, não está colocada corretamente. Esfrie a panela e pressione a válvula novamente até ficar no lugar certo. Quando estiver bem selada, sua panela está pronta para ser utilizada normalmente.

Loading...

O que você precisa

  • Válvula nova para trocar

Referências

Loading ...
Loading ...