×
Loading ...

Qual é a utilidade do tripolifosfato de sódio?

O tripolifosfato de sódio, também conhecido como trifosfato pentassódico, tripolifosfato pentassódico ou trifosfato de sódio, é usado em uma ampla variedade de aplicações na fabricação de produtos de limpeza e de conservantes alimentícios, bem como em instalações de tratamento de água.

O tripolifosfato de sódio é amplamente usado em aplicações químicas e industriais (eprouvettes image by Pascal Péchard from Fotolia.com)

Fabricação

O tripolifosfato de sódio é um sal sódico de ácido trifosfórico. Ele é fabricado em laboratórios de química pela mistura de fosfato dissódico e fosfato monossódico.

Loading...

Um poderoso agente de limpeza

O tripolifosfato de sódio é usado em uma variedade de produtos de limpeza. Ele melhora a capacidade de diversos ingredientes do detergente para penetrar nas fibras das roupas mais profundamente (bem como em outras superfícies e materiais a serem limpos), e auxilia na formação de espuma e bolhas. Portanto, a maioria das indústrias químicas que sintetizam esse composto lista os "detergentes" como a principal área de sua utilização.

Aditivo de alimentos

O tripolifosfato de sódio também proporciona uma aparência fresca na carne e nos frutos do mar, enquanto retarda a decomposição. A substância química ajuda a preservar a cor natural da carne e dos peixes e melhora sua textura. Isso é feito através da otimização da retenção de água dos produtos de origem animal, consequentemente desacelerando sua secagem.

Agente de curtimento do couro

O tripolifosfato é listado como um agente de curtimento do couro. Curiosamente, a substância química é também usada como um agente de resistência à contaminação por óleo na produção de papel. Assim, ele pode ajudar os fabricantes a aplicar a cor correta a um meio, bem como manter longe a cor indesejada.

Outras utilidades

Outras utilidades do tripolifosfato de sódio incluem o refino de petróleo, metalurgia, aplicações na mineração e no tratamento da água. A última aplicação é possibilitada graças à sua capacidade de tamponamento do pH, ou seja, ele pode "amenizar" a água ácida neutralizando sua acidez. Essa qualidade é um dos motivos pelo qual ele é acrescentado ao detergente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...