×
Loading ...

O que utilizar como peso de cortina?

Para evitar que as cortinas da sua casa flutuem com o vento, você pode costurar, ou fixar de outras maneiras, pequenos pesos na parte inferior delas. Algumas cortinas já possuem pequenos bolsos em suas bainhas para que você instale pesos. Isso torna mais prático removê-los na hora de limpar as cortinas.

Adicione pequenos pesos à bainha das cortinas para evitar que elas flutuem com o vento (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Tipos e materiais

Os pesos para cortinas são normalmente feitos de metais densos como chumbo, níquel e aço. Eles podem ser pequenos o suficiente para serem escondidos na bainha da cortina. Para evitar a necessidade de remover os pontos da costura na hora de fixá-los, existem modelos que já vêm embalados em tecido. Em cortinas extremamente pesadas, é possível instalar correntes na parte interna da bainha.

Loading...

Pesos de cortina caseiros

Para fazer pesos de cortina de forma eficiente e barata, você pode colocar dentro da bainha da cortina algumas moedas e chumbos de pesca (bolinhas de chumbo utilizadas para fazer a isca submergir). Remova alguns pontos da costura e insira os pesos dentro da bainha. Depois, costure as aberturas feitas na cortina com linha e agulha.

Instalando os pesos

O modo de instalação dos pesos pode variar de acordo com o modelo escolhido. Os pesos de metal pequenos podem ser inseridos na barra da cortina. Por sua vez, os modelos que vêm dentro de pequenas bolsinhas de tecido devem ser costurados atrás da cortina na parte inferior. Os pesos em formato de corrente precisam ser passados através de toda a extensão da barra da cortina por meio de uma abertura feita em uma das extremidades dela; após a instalação, é preciso costurar novamente a parte da bainha que foi aberta.

Solução rápida e fácil

Você pode usar ímãs pequenos para fixar as cortinas. Instale um dos polos do ímã na parte frontal da barra da cortina e o outro na parte traseira, assim a cortina ficará presa entre as duas peças magnéticas. Embora esse tipo de peso seja bastante eficiente, eles são visíveis e não devem ser utilizados em casas onde morem crianças pequenas, pois os ímãs podem ser facilmente engolidos por elas.

Loading...
Loading ...
Loading ...