Ideias para encurtar cortinas sem bainha
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Cortinas longas parecem bagunçadas assim que encontram o chão e elas podem ainda não deslizar suavemente ao abrir e fechar. Diminuir as cortinas sem cortá-las e adicionar uma bainha permanente permite que você as reutilize em uma janela maior mais tarde, já que você só precisa deixar a bainha temporariamente. Opções para bainhas sem costura são também adequadas se você não tem tempo ou as habilidades necessárias para adicionar uma propriamente.
Encurte o topo
Cortinas de bolso têm um bolso no topo, por meio do qual o bastão desliza. Estas são algumas das cortinas mais fáceis de instalar porque não requerem ganchos. Você pode encurtá-las sem uma bainha permanente, dobrando o topo para trás da cortina. Coloque um alfinete na dobra para criar um novo bolso e para que o bastão deslize por ele. Se você alfinetar somente o forro da cortina, os alfinetes não vão aparecer na parte frontal dela.
Encurte a parte de baixo
Quase todo design de cortina ainda parece bom se você o encurtar a partir da parte de baixo ao invés da de cima. Evite cortar, dobrando a parte de baixo da cortina até o comprimento desejado e pressionando-a com um ferro quente para criar uma barra impecável. Alfinete o lugar com alfinetes de segurança através do material excessivo e no forro da cortina, algo parecido com o que você faria na parte de cima de uma cortina de bolso.
Bainha alternativa
Alinhavar ao longo da seção dobrada da cortina fornece uma bainha temporária e um look mais clean que alfinetá-la. Bainhas alinhavadas são atrativas em ambas as partes, frontal e traseira, da cortina. Dê um ponto reto para garantir que o material dobrado fique no lugar. Remova-o cortando o nó e puxando a linha. Bainhas adesivas fornecem outra alternativa. Aplique-as removendo o papel adesivo em um lado da fita e colando-a na cortina. Dobre a porção excessivamente longa da cortina, remova o papel da frente da fita da bainha, então cole a cortina no lugar para segurar a dobra. Algumas fitas deixam um resíduo que pode manchar o tecido, então é melhor testá-la em uma área escondida do tecido primeiro.
O pisicionamento do bastão da cortina
Você pode mover o bastão da cortina e dar uma aparência de cortina mais curta e janela maior de forma simultânea. Se elas tiverem um comprimento extra de 10 cm, aumente o bastão em 10 cm. Isto não requer criar novos furos para o equipamento de instalação do bastão. As antigas ferramentas de furo também necessitam de remendos e nova pintura, então esta opção é a melhor solução a longo prazo para uma janela que não tem o tamanho para cortinas padrão.
Referências
Sobre o Autor
Jenny Harrington has been a freelance writer since 2006. Her published articles have appeared in various print and online publications. Previously, she owned her own business, selling handmade items online, wholesale and at crafts fairs. Harrington's specialties include small business information, crafting, decorating and gardening.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images