Como utilizar um servidor proxy se a opção encontrar-se desativada

••• computer work image by Bettina Baumgartner from Fotolia.com

Para configurar um navegador web de modo que ele possa se conectar a um servidor proxy, é necessário ter acesso às opções de configuração de conexão do navegador. Se essas opções estiverem desativadas, basta efetuar login no computador com uma conta de administrador para resolver o problema. Se isso não resolver, ou seja, se as opções de configuração de conexão do navegador ainda estiverem desativadas, mesmo após o login como administrador ter sido efetuado, o problema provavelmente resulta de uma definição de política de grupo, que precisa ser alterada.

Obtendo acesso às opções de configuração de conexão para o Internet Explorer

Passo 1

Efetue login no computador utilizando uma conta de administrador.

Passo 2

Inicie o editor "Group Policy" (Política de grupo). No Windows XP, abra o menu "Iniciar", clique em "Executar", digite "gpedit.msc" na caixa e clique em "OK." No Windows 7 ou Vista, abra o menu "Iniciar", digite "gpedit.msc" na caixa de pesquisa, clique em "Enter" no teclado e, em seguida, selecione o editor de política de grupo nos resultados da pesquisa.

Passo 3

Navegue até a pasta "Conexões de Rede". Clique no sinal de adição (+) ao lado de "Configuração do usuário", no painel do lado esquerdo da janela. Em seguida, clique no sinal de adição (+) ao lado de "Modelos Administrativos" e clique no sinal de adição (+) ao lado de "Componentes do Windows". Após isso, clique diretamente na pasta "Internet Explorer".

Passo 4

Localize e clique duas vezes sobre a definição para "Desativar alterações de configurações de proxy", no painel do lado direito da janela. Certifique-se de que a opção "Desativado" ou "Não Configurado" esteja selecionada. Quando essa configuração está ativada, a caixa de verificação de "Utilizar servidor proxy para LAN ..." é desativada, bem como as caixas "Endereço" e "Porta".

Passo 5

Localize e clique duas vezes sobre a definição para "Desativar aterações de configurações de conexão", no painel do lado direito da janela. Certifique-se de que a opção "Desativado" ou "Não Configurado" esteja selecionada. Quando esta configuração estiver ativada, os "Dial-up e Virtual Private Network Configurações" ficam acinzentados, as configurações do "Escolha Configurações, se você precisa configurar um servidor proxy para conexão" estiverem esmaecidas, e no botão "Configurações da LAN" acinzentado.

Configurando o Internet Explorer para conectá-lo a um Servidor de Proxy

Passo 1

Inicie o Internet Explorer.

Passo 2

Selecione "Opções da Internet" no menu "Ferramentas". Vá até a guia "Conexões" e clique no botão "Configurações da LAN".

Passo 3

Coloque uma marca de verificação na caixa ao lado de "Utilizar um servidor proxy para a LAN" (estas configurações não se aplicam para conexões VPN ou dial-up).

Passo 4

Digite o endereço IP do servidor proxy na na caixa "Endereço". Digite o número da porta utilizada pelo servidor proxy na caixa "Porta".

Passo 5

Clique em "OK" para salvar as configurações. Clique em "OK" novamente para fechar a caixa de diálogo "Opções da Internet".

Mais recentes

×