Como vacinar equinos contra raiva

••• Saddlebred horse image by Jeffrey Banke from Fotolia.com

A American Association of Equine Practitioners recomenda que os cavalos sejam vacinados contra raiva como parte do programa de vacinação animal. Mesmo que a raiva raramente seja diagnosticada em cavalos, a AAEP a considera de grande importância para a saúde, porque ela se transfere para os seres humanos através de mordidas, e cavaleiros inevitavelmente precisam entrar em contato com a boca do cavalo.

Passo 1

Compre uma ampola de vacina contra a raiva com seu veterinário — ou encomende-a on-line em uma farmácia veterinária. Note que algumas farmácias on-line exigem a prescrição de um veterinário, e outras não enviarão para outros estados por causa das regulamentações restritivas.

Passo 2

Prenda seu cavalo e coloque-o em travessas ou amarre-o no seu estábulo

Passo 3

Anexe uma agulha estéril de 4 cm de calibre 22 a uma seringa de 3 ml. Retire a tampa de plástico da agulha e puxe um mililitro de vacina para a seringa. Não permita que a agulha toque em nada exceto a borracha do frasco.

Passo 4

Retire o ar da seringa. Empurre lentamente o êmbolo até o nível desejado e coloque a tampa na agulha. Toque as bolhas de ar que ficarem na seringa com a unha, para movê-las para a parte de cima.

Passo 5

Encontre a área triangular de músculos no pescoço de seu cavalo: ela é formada pela parte superior do pescoço — a escápula — as omoplatas e o sulco profundo da veia jugular. Escove essa área com uma escova de preparação para remover qualquer sujeira ou lama endurecida.

Passo 6

Tire a tampa da agulha e retire-a cuidadosamente da seringa, sem tocar em nada.

Passo 7

Mergulhe a agulha no músculo do cavalo na base do pescoço — cerca de 10 centímetros acima da escápula. Verifique a agulha para ver se há qualquer acúmulo de sangue na tampa de vedação.

Passo 8

Insira a seringa de vacina firmemente na agulha: retire o êmbolo para verificar se há sangue. Se não houver, injete a vacina. Se você vir sangue na seringa, será preciso reposicionar a agulha para outro local no pescoço de seu cavalo.

Mais recentes

×