O que são vales, planaltos e montanhas?

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Relevos são as formas físicas brutas da superfície do planeta. Montanhas, planaltos e vales definem as várias áreas da Terra, assim como as particularidades de um rosto definem cada pessoa. Esses elementos, reconhecíveis e formados naturalmente, incluem a grande escala de montanhas e planaltos, bem como a pequena escala que são os vales e cânions.

Vales

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um vale é uma depressão ou uma cavidade grande que pode ser drenada externamente, mas também pode ser uma área plana, como o vale do Mississípi. Os vales tendem a ter um córrego ou rio na parte inferior e são criados de várias maneiras. A primeira é devido à erosão de geleiras ou pela água, como o córrego ou rio. Outra forma de criação é quando a terra é aplanada devido à atividade de falhas geológicas.

Planaltos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os planaltos são encontrados no oceano e na terra. São similares às montanhas, pois são projeções do solo com ao menos um dos lados em um declive íngrime. Mas, ao contrário das montanhas, o cume de um planalto é relativamente plano e possui uma área muito maior. Além disso, é possível existirem bacias hidrográficas e áreas baixas dentro do planalto. Dependendo da sua altura, o clima pode variar de forma diferente, tendendo a ser mais seco e árido do que as regiões ao redor da formação. Alguns planaltos são formados por uma sucessão de fluxos de lava.

Montanhas

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Uma montanha é uma enorme projeção da superfície da Terra, com encostas íngremos e abruptas. Elas são maiores do que uma colina, com altura superior a 600 m. As montanhas são encontradas sozinhas ou em cadeias, como os Apalaches ou a cadeia de Montanhas Rochosas nos Estados Unidos. São formadas através da atividade vulcânica, erosão ou quando duas placas tectônicas colidem.

Cânions

Siri Stafford/Lifesize/Getty Images

Os cânions são vales profundos que existem por baixo da borda de um relevo, geralmente um planalto. São criados ao longo de milhares de anos conforme a chuva, neve, água e vento causam danos no solo. De acordo com o site Science Clarified, a profundidade de um cânion pode ser maior que sua largura.

Mais recentes

×