×
Loading ...

O que são vales, planaltos e montanhas?

Relevos são as formas físicas brutas da superfície do planeta. Montanhas, planaltos e vales definem as várias áreas da Terra, assim como as particularidades de um rosto definem cada pessoa. Esses elementos, reconhecíveis e formados naturalmente, incluem a grande escala de montanhas e planaltos, bem como a pequena escala que são os vales e cânions.

Um globo topográfico exibe os relevos da Terra (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Vales

Um vale é uma depressão ou uma cavidade grande que pode ser drenada externamente, mas também pode ser uma área plana, como o vale do Mississípi. Os vales tendem a ter um córrego ou rio na parte inferior e são criados de várias maneiras. A primeira é devido à erosão de geleiras ou pela água, como o córrego ou rio. Outra forma de criação é quando a terra é aplanada devido à atividade de falhas geológicas.

Loading...
Alguns vales se encontram entre montanhas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Planaltos

Os planaltos são encontrados no oceano e na terra. São similares às montanhas, pois são projeções do solo com ao menos um dos lados em um declive íngrime. Mas, ao contrário das montanhas, o cume de um planalto é relativamente plano e possui uma área muito maior. Além disso, é possível existirem bacias hidrográficas e áreas baixas dentro do planalto. Dependendo da sua altura, o clima pode variar de forma diferente, tendendo a ser mais seco e árido do que as regiões ao redor da formação. Alguns planaltos são formados por uma sucessão de fluxos de lava.

O planalto no Monument Valley National Park, em Utah. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Montanhas

Uma montanha é uma enorme projeção da superfície da Terra, com encostas íngremos e abruptas. Elas são maiores do que uma colina, com altura superior a 600 m. As montanhas são encontradas sozinhas ou em cadeias, como os Apalaches ou a cadeia de Montanhas Rochosas nos Estados Unidos. São formadas através da atividade vulcânica, erosão ou quando duas placas tectônicas colidem.

Muitos rios ao redor do mundo têm sua origem em uma montanha (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Cânions

Os cânions são vales profundos que existem por baixo da borda de um relevo, geralmente um planalto. São criados ao longo de milhares de anos conforme a chuva, neve, água e vento causam danos no solo. De acordo com o site Science Clarified, a profundidade de um cânion pode ser maior que sua largura.

Cânions também são conhecidos como desfiladeiros, ravinas ou abismos (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...