Vantagens e desvantagens dos panfletos de marketing

Conheça as vantagens e desvantagens dos panfletos de marketing

Nick White/Digital Vision/Getty Images

Muitas empresas e indivíduos utilizam panfletos para promover seus produtos ou serviços. Geralmente, eles são impressos em uma página. Algumas empresas imprimem seus panfletos em preto e branco, enquanto outras utilizam várias cores, com gráficos ou imagens. O objetivo principal de um folheto é informar os consumidores ou empresas sobre novos produtos ou ofertas especiais. Existem vantagens e desvantagens ao usar panfletos de marketing.

Barato

Uma vantagem de usar panfletos de marketing é que eles são baratos. Como a maioria dos folhetos é, no máximo, impressa na frente e no verso de uma folha de papel, as empresas podem produzir cada um por apenas alguns centavos. A maioria dos panfletos pode ser impressa diretamente de um computador e então produzida em massa em uma máquina copiadora. No entanto, as empresas que querem cópias de melhor qualidade devem considerar o uso de impressão off-set ou digital.

Fácil de ler

Os folhetos de marketing são fáceis de ler. Geralmente, eles são criados com muito espaço em branco, letras maiores e um número limitado de palavras. A maioria desses panfletos é projetada para atrair a atenção, criar interesse e fazer o cliente comprar o produto ou serviço. Portanto, os profissionais de marketing não entram em muitos detalhes ao planejar um folheto.

Fácil de produzir

Os panfletos são uma das ferramentas impressas de marketing mais fáceis de produzir. A maioria das pessoas pode montar um em uma hora ou menos e deixá-lo pronto para distribuição no mesmo dia. Como os folhetos de marketing são fáceis de produzir, uma empresa pode fazer alterações nele conforme necessário. Por exemplo, um gerente de comunicações de marketing pode precisar fazer a atualizações de algumas informações sem perder muito tempo.

Facilmente rejeitado pelos consumidores

Uma desvantagem desses folhetos é que os clientes tendem a rejeitá-los por sua simplicidade, de acordo com o artigo "Learn the Ways of Using Flyers in Your Business", em brochuremonster.com, site de consultoria de impressão e distribuição de marketing. A maioria das pessoas considera um panfleto apenas um pedaço de papel. Uma pessoa pode olhar para ele por alguns segundos, mas a menos que desperte seu interesse, ele geralmente acabará dentro da lata de lixo mais próxima.

Nenhum impacto em longo prazo

Os folhetos de marketing não têm impacto em longo prazo sobre os consumidores como outros métodos publicitários. Eles podem atrair a atenção de uma pessoa e levá-la a comprar, mas seu efeito termina aí. Em contrapartida, as empresas usam vários anúncios de televisão ao longo do tempo para construir uma consciência dos produtos com a esperança de que, quando um consumidor estiver precisando de algo semelhante, ele possa pensar no que a empresa exibiu na televisão. No entanto, uma pessoa pode esquecer a empresa e o produto anunciado em um panfleto momentos depois de descartá-lo.

eHow Brasil
×