Como verificar se um disjuntor elétrico está defeituoso

Thinkstock/Stockbyte/Getty Images
Um disjuntor se destina a distribuir a eletricidade pela casa. Ele também serve para desarmar ou desligar a eletricidade no caso de um circuito ficar sobrecarregado ou superaquecido. Com o tempo, os disjuntores podem ficar fracos e não conseguir mais suportar a carga que deveriam suportar. Às vezes, o mecanismo de segurança dentro do disjuntor que o faz desligar falhará, fazendo com que ele superaqueça e possivelmente cause riscos à segurança. Procure sinais de danos e desgaste em seus disjuntores se eles estiverem apresentando problemas para ficarem ligados ou se você morar em uma casa antiga.
Step 1
Veja se o disjuntor desarmou ou se desligou. Tente religá-lo, se não conseguir, ele pode precisar ser substituído.
Step 2
Desligue e reconecte cada dispositivo no circuito do disjuntor. Se o disjuntor se religar, comece a ligar e conectar cada aparelho, um por vez. Se o disjuntor desarmar, ele pode estar ficando fraco ou se sobrecarregando e pode gerar um risco de incêndio. O disjuntor pode precisar ser substituído.
Step 3
Teste se o disjuntor está estragado desligando a chave geral no quadro elétrico. Tire a tampa do quadro para acessar a fiação e os disjuntores. Retire o fio do disjuntor que fica desarmando desparafusando e removendo o fio preto. Troque esse fio por um de um disjuntor adjacente. É muito importante que você só troque os fios dos disjuntores que tenham a mesma amperagem. Quando os fios estiverem trocados, se o disjuntor continuar desarmando quando ligado a um circuito próximo, ele precisará ser substituído.
Step 4
Procure sinais de queimadura, áreas enegrecidas e cheiro de queimado. Toque o disjuntor para ver se ele está mais quente que os outros. Procure sinais de corrosão na frente e atrás do disjuntor. Se algum desses sinais estiver presente, desligue a chave geral e substitua o disjuntor imediatamente.
Step 5
Cheque o disjuntor com uma chave de teste. Remova a tampa do quadro elétrico e encoste a ponta da chave em cada parafuso do disjuntor. A leitura de uma voltagem normal de 110 V deve ficar entre 98 e 122 volts e em circuitos de 220 V, entre 216 e 264. Se a leitura der um valor abaixo do normal, o disjuntor pode precisar ser substituído pois está começando a enfraquecer.
Referências
- Don Vandervort's Home Tips: Quadro geral, disjuntores e subquadros [em inglês]
- Relectric: Como testar um disjuntor [em inglês]
- Wiring 1-2-3; Steve Cory; 2005 [em inglês]
Advertência
- Em algumas dessas etapas, você estará lidando com circuitos eletrificados. Certifique-se de que o chão ao seu redor esteja seco, assim como suas mãos. Tenha cuidado ao testar circuitos e trabalhar com um quadro elétrico aberto.
Sobre o Autor
Cecilia Harsch has been writing professionally since 2009. She writes mainly home improvement, health and travel articles for various online publications. She has several years of experience in the home-improvement industry, focusing on gardening, and a background in group exercise instruction. Harsch received her Certified Nurses Assistant license in 2004. She attended Tarrant County College and studied English composition.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Stockbyte/Getty Images