Como identificar os fios positivo e negativo na fiação de um alto-falante

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Os fios de alto-falante têm terminais ligados aos polos, sendo dois fios conectados aos terminais positivo e negativo da parte traseira do alto-falante e seu conector correspondente ligado a um receptor ou amplificador. Apesar de alguns cabos serem vendidos com identificação por cores no isolamento, de modo a distinguir o positivo do negativo, os fios por si só são idênticos.

Passo 1

Use fios de alto-falante com dois tipos de cores diferentes. As combinações de cores mais comuns incluem vermelho e preto ou prateado e acobreado.

Passo 2

Determine qual dos dois fios vai ser usado para conectar os positivos, e então conecte este fio a todos os terminais positivos dos alto-falantes e do equipamento receptor. Por exemplo, se você comprar um cabeamento de alto-falante com as cores preta e vermelha, poderá designar o vermelho como fio das conexões dos terminais positivos.

Passo 3

Os fios que vêm com isolamento idêntico nos dois lados devem ser desencapados em cerca de 1,5 cm das pontas para que você possa identificar a cor do cabo. Muitas vezes o fio do alto-falante que parece ter uma cor única no isolamento, na verdade tem duas cores diferentes nos condutores, geralmente prateado e acobreado. Nesse caso, escolha as cores dos condutores positivo e negativo.

Passo 4

Rotule um dos condutores com um pedaço de papel celofane para identificar entre positivo e negativo se o isolamento e a cor do condutor forem idênticas.

Passo 5

Conecte o fio rotulado como positivo aos terminais positivos (vermelhos) na parte traseira do receptor e na traseira do alto-falante. Certifique-se de manter o fio do alto-falante esticado, passando os dedos por toda a extensão do cabo, a fim de evitar que este torça conforme você chega na outra ponta a ser conectada no equipamento. Isso poderia causar cruzamento acidental do fio.

Passo 6

Esteja ciente de todas as conexões para evitar o cruzamento dos fios, o que poderá reduzir o desempenho do alto-falante, arruinar o som estéreo ou até mesmo causar um curto ou queimar o equipamento.

Mais recentes

×