Quanto tempo o vírus da raiva pode sobreviver fora do corpo?
John Foxx/Stockbyte/Getty Images
O vírus da raiva é um membro da família Rhabdoviridae, do gênero Lyssavirus. É um vírus específico dos mamíferos que normalmente é transmitido através da mordida de um animal infectado. A raiva ataca o sistema nervoso central e causa a morte em casos não tratados imediatamente após a exposição. A regra geral é que a morte é iminente uma vez que os sintomas comecem a se manifestar.
Definição
Vida e transmissão
O vírus da raiva reside na saliva do hospedeiro, além do tecido cerebral e nervoso. A mordida é a forma mais comum de transmissão. Contudo, é importante perceber que o vírus pode continuar a crescer enquanto permanece na saliva e nos tecidos enquanto não estiverem secos. Alguns casos de raiva transmitidos por um animal que já estava morto há mais de 24 horas foram documentados.
Vida útil fora do corpo
A temperatura e as condições climáticas podem desempenhar uma pequena variação do intervalo de tempo, mas o vírus da raiva não pode sobreviver fora de um organismo hospedeiro. Geralmente ele será inativado uma vez fora do corpo infectado (e do material do corpo, como a saliva) em uma questão de segundos. Porém, ainda é melhor ter cautela mesmo que a ameaça de raiva não seja elevada.
Referências
Sobre o Autor
Heather Clark is a professional writer with a bachelor's degree in communications from Austin Peay State University, where she was a features writer for the "AllState" campus newspaper. In addition to being a contributor for various websites, she is also a full-time staff writer/photographer for the "Courier," the U.S. Army news publication for Fort Campbell, Ky.
Créditos Fotográficos
John Foxx/Stockbyte/Getty Images