×
Loading ...

Voz ativa ou voz passiva na escrita?

Os termos "voz ativa" e "voz passiva" são métodos diferentes de estabelecer uma conexão entre o sujeito e o verbo de uma frase. Escritores podem mudar a posição dos dois em uma sentença para mudá-la da voz ativa para a passiva ou vice-versa. De acordo com o amplamente utilizado livro de gramática "Elements of Style" (Elementos de Estilo, em tradução livre), de Strunk e White, geralmente prefere-se usar a voz ativa na maioria das escritas, com algumas exceções.

Usando a voz ativa para descrever a figura, você escreveria "O homem chuta a bola" (Ezra Shaw/Digital Vision/Getty Images)

Voz ativa

A voz ativa é mais direta que a passiva por causa da simplicidade e facilidade de entendimento do formato sujeito-verbo. Em uma voz ativa, o sujeito pratica uma ação. Por exemplo, "Betty come bolo". Betty está claramente realizando uma ação no exemplo (comendo bolo), e o objeto nessa voz é o bolo. Esse tipo de método também tende a produzir uma escrita mais curta e palpável, tanto na narrativa quanto em qualquer outro tipo de produção, pois é bem simples e vai direto ao ponto.

Loading...

Voz passiva

Críticos e escritores geralmente dão uma má reputação à voz passiva na maior parte dos casos, uma vez que o formato dela torna a frase menos direta e mais desajeitada e prolixa. Nessa voz, o sujeito da sentença sofre uma ação, em vez de praticá-la. Seguindo o exemplo mostrado acima, "Betty come bolo", a frase na voz passiva ficaria "O bolo foi comido por Betty". Com essa mudança, o foco muda para o bolo em vez de Betty.

Alternando as vozes

Às vezes, pode ser difícil para alguns escritores dizer se estão ou não escrevendo na voz passiva ou na ativa. Uma regra a se seguir é, na voz passiva, o sujeito não sofre ação direta. Para mudar a sua frase da passiva para a ativa, primeiro transforme o objeto original em sujeito. Depois, omita a forma "ser" e os verbos no particípio ("foi comido", "será atuado"). Finalmente, mude o sujeito original para objeto direto. Assim, uma sentença da voz passiva como "Greg é admirado por Corey" é alterada para "Corey admira Greg".

Usos da voz passiva

Embora o uso da voz passiva seja geralmente desencorajado na escrita, ela tem alguns usos. Ela pode ser usada se a pessoa recebendo a ação for desconhecida ou precisa ser omitida. Essa voz é muito usada em reportagens de jornais, com frases como "a loja foi roubada", "as bombas foram derrubadas" ou "Cindy foi assaltada". A voz passiva também é usada em relatórios de crimes quando o criminoso é desconhecido. Na narrativa de ficção, ela pode ajudar você a se concentrar em um desconhecido cometendo certos atos, como em "o vaso foi quebrado" ou "alguém matou o Sr. Body". Cientistas são encorajados a escrever na voz passiva, uma vez que ela oferece um senso de objetividade e tira o foco dos próprios pesquisadores que realizaram os experimentos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...