10 peças famosas de cerâmica grega

Escrito por kathy kattenburg Google | Traduzido por isadora carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
10 peças famosas de cerâmica grega
Essa peça da idade da pedra é um antecedente da cerâmica grega clássica (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Ceramistas da Grécia antiga trabalharam com seu ofício de cerca de 1000 a.C. até a ascensão do Império Romano, por volta de 31 a.C. No entanto, conforme a "Art Encyclopedia", as origens da cerâmica grega percorrem todo o caminho de volta à Idade da Pedra, 7000 anos antes da era cristã.

Outras pessoas estão lendo

Linhas do tempo

A Linha do Tempo Heilbrunn da História da Arte começa com o período Geométrico (900 - 700 a.C.) e identifica três mais após esse: o Arcaico (700 - 480 a.C.), o Clássico (480 - 323 a.C.) e o Helenístico (323 - 31 a.C.). As cerâmicas gregas datadas do século anterior ao período Geométrico são chamadas Protogeométricas.

Historiadores de arte também identificam a cerâmica grega em uma linha de tempo específica de evolução dos estilos, começando novamente com o estilo Geométrico (900 - 725 a.C.). O estilo Oriental (725 - 600 a.C.) é seguido pelo estilo de Figuras Negras (600 - 480 a.C.). O estilo de Figuras Vermelhas surgiu por volta de 530 a.C. e continuou em paralelo ao estilo de Figuras Negras. Após isso, a evolução dos estilos de cerâmica correspondem às duas últimas categorias mencionadas acima: a Clássica e a Helenística.

10 peças famosas de cerâmica grega
Esse vaso ânfora é datado do período Clássico da cerâmica grega (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Forma segue função

A cerâmica grega era feita para ser utilizada. A forma como cada peça é moldada e a maneira como é decorada reflete o uso específico para o qual a peça foi feita. As cenas e figuras retratadas na cerâmica grega também transmitem informações sobre mitologia, eventos históricos e tradições culturais. Conhecer a história, cultura, crenças religiosas e costumes gregos ajuda a entender os aspectos decorativos da cerâmica. Porém, o estudo minucioso das pessoas, atividades e eventos descritos nas peças tem ajudado muito a compreensão da Grécia antiga como uma sociedade.

10 peças famosas de cerâmica grega
Esse grande jarro de armazenamento grego, chamado de pithos, era destinado para uso ao ar livre (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O Arquivo Beazley

O Arquivo Beazley -- parte do Centro de Pesquisa de Arte Clássica em Oxford, Inglaterra -- é o arquivo completo do Sir John Beazley, professor de arqueologia clássica do início do século XX e um dos maiores especialistas históricos sobre a arte grega e romana. Esse projeto guarda uma grande coleção de cerâmica grega antiga e, em seu site, providencia detalhes sobre outras famosas descobertas arqueológicas de coleções de museus em todo o mundo; dez estão listadas abaixo.

10 peças famosas de cerâmica grega
O Louvre, em Paris, é um dos muitos museus que guardam exemplos famosos da cerâmica grega antiga (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

10 peças famosas

  1. O vaso Francois é uma das primeiras tigelas de barro ateniense conhecidas. Essa tigela, chamada de krater, é uma peça de figura negra descrevendo uma procissão de casamento. Também estão inscritos na peça, a qual é guardada no Museo Archeologico em Florença, Itália, os nomes do oleiro (Ergotimos) e do pintor (Kleitias).

  2. A taça do Pequeno Mestre Tieson é outra peça de figura negra. Está inscrito "Tleson ho Nearcho epoisen," que significa "Tieson, filho de Nearchos, fez isto". A taça está alojada no antigo Castelo Ashby (agora um museu) em Northamptonshire, Inglaterra.

  3. A "ânfora vintaging" de figura negra do Pintor Amasis é um tipo de vaso utilizado para segurar vinho. As cenas de sátiros e o deus do vinho, Dionísio, em um vinhedo comemorando e dançando identifica o uso da peça de imediato. Essa ânfora está armazenada em Basel, Suíça, no Antikensammlungen.

  4. A ânfora do Pintor Lysippides demonstra o deus Héracles levando um touro para ser sacrificado. A peça, que é guardada no Museu de Finas Artes em Boston, era designada tanto para armazenamento quanto para exposição.

  5. O krater Antaios foi pintado por Euphronios. O nome do oleiro é Ezekias. Antaios foi um gigante mitológico e aparece como um personagem em trabalhos do poeta grego Pindar e também em uma ou mais peças trágicas de Phrynichos -- ambos foram contemporâneos de Euphronios. O krater Antaios é uma peça de figura vermelha realizada em um estilo chamado "Pioneiro", o qual utiliza princípios anatômicos para descrever o movimento físico. Ele está alojado no Louvre, em Paris.

  6. O vaso nomeado Pintor de Berlin é uma ânfora de figura vermelha designada tanto para armazenamento quanto para exibição. Ele é apresentado, conforme a descrição no Arquivo Beazley, em "um estilo cuidadoso e altamente estruturado que leva aos pintores clássicos Achilles e Phiale". O vaso está armazenado no Staatliche Museen em Berlim, Alemanha.

  7. A hydria "Saque de Tróia" do pintor Kleophrades é um vaso de água de figuras vermelhas que está guardado no Museo Nazionale Archeologico em Nápoles, Itália. A hydria é um jarro de água com três alças, duas das quais são usadas para carregar o jarro; a terceira é utilizada para deitá-lo. A hydria também era utilizada como repositórios para cédulas de votação e cinzas de cremação.

  8. O vaso denominado Pintor Achilles é uma ânfora de figuras vermelhas designada para armazenamento e demonstração. É um exemplo do estilo Clássico e está armazenada no Vaticano.

  9. O vaso chamado Pintor Eretria é outro artefato no estilo Clássico. É uma peça de figuras vermelhas com uma "cabeça feminina moldada" e decorada com ideias femininas, como imagens de uma noiva e cenas de casamento. Ela está alojada no Museu Nacional de Arqueologia em Atenas, Grécia.

  10. O vaso denominado Pintor Meidias é um modelo de figura vermelha no estilo Clássico. Ele descreve cenas e figuras da mitologia grega. Seu propósito é incerto, embora possa ter sido utilizado para exposição. O nome do pintor (Meidias) é inscrito na alça do vaso. A peça está guardada no Museu Britânico em Londres.

10 peças famosas de cerâmica grega
O deus grego Hermes foi uma das muitas figuras mitológicas descritas nas cerâmicas gregas antigas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível