×
Loading ...

O que é 170 graus em um fogão elétrico?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cozinhar alimentos a uma temperatura precisa em um fogão elétrico não é tão simples como utilizar o forno. As configurações para queimadores elétricos não possuem a mesma temperatura em graus próxima a eles, e elas podem variar de acordo com o fabricante. No entanto, existem testes que ajudam a determinar as configurações corretas para determinadas temperaturas em seu fogão elétrico. Pode ser necessário realizar várias experiências porque a transferência de calor no fogão dependerá do método de cozimento.

Os queimadores elétricos levam mais tempo para aquecer do que os queimadores à gás (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Teste da farinha

Para os métodos de cozimento seco espalhe uma camada uniforme de farinha no fundo de uma frigideira. Gire o botão do queimador para a temperatura média. Se depois de cinco minutos a farinha na panela ficar com uma cor marrom dourado, o queimador atingiu uma temperatura entre 160 e 200 graus. Uma cor mais clara corresponde a uma temperatura inferior, e um marrom mais escuro significa que a configuração do cozimento é superior a 200 graus. Teste novamente com uma nova porção de farinha em uma panela ajustando o queimador para uma configuração de temperatura menor ou maior, dependendo do resultado inicial.

Loading...

Teste da mão

Teste o queimador do seu fogão elétrico usando o mesmo método usado para determinar a temperatura de uma grelha a carvão. Mantenha sua mão 5 centímetros acima da panela você vai usar e conte os segundos lentamente. A configuração para temperatura média em um queimador deve produzir calor suficiente para fazer com que você tire sua mão depois de três segundos, com uma temperatura entre 160 e 200 graus.

Termômetro

Para uma leitura mais precisa da temperatura no queimador do fogão, use um termômetro para fritura. A água nunca vai passar de 100 graus - a temperatura em que ferve, mas o óleo vai aquecer a 170 graus. Aqueça uma panela, com óleo pela metade, em fogo médio por cinco minutos para garantir que o queimador atingiu sua temperatura mais alta. Insira o termômetro no óleo para obter uma leitura precisa da temperatura do queimador e ajustá-lo em conformidade para chegar a 170 graus.

Teste do pão

É possível ainda testar a temperatura do óleo sem um termômetro, mas os resultados não serão tão precisos. Corte um cubo de 2,5 centímetros de pão e coloque-o em uma panela com óleo pré-aquecido em um queimador elétrico em temperatura média. Se o cubo ficar marrom dourado depois de um minuto, o óleo está entre 170 e 190 graus. Se dourar muito rapidamente, o óleo está muito quente, e a configuração do queimador deve ser reduzida. Se o cubo não ficar marrom em um minuto significa que o óleo está muito frio. Gire o termostato para aumentar a temperatura e teste novamente depois de cinco minutos com um segundo cubo de pão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...