Conhecimento

O que causa a faísca no acendedor elétrico em um fogão?

Escrito por hans fredrick | Traduzido por davi espindola
O que causa a faísca no acendedor elétrico em um fogão?

Um circuito elétrico completo permite que o acendedor libere uma faísca

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Fogões que utilizam uma chama viva para calor precisam de duas coisas para criar fogo. Em primeiro lugar, é necessário que haja uma fonte de combustível, que na maioria dos fogões modernos é o gás natural. Outros combustíveis, tais como o propano, também podem ser usados. Em seguida, essa fonte de combustível precisa ser inflamada. Em muitos fornos modernos, isso é feito através de um dispositivo de ignição eléctrica que gera uma faísca.

Interruptor

Cada boca de um fogão equipada com um sistema de ignição por faísca tem um interruptor que é acionado quando você tenta ligar a boca. Quando você acionar o interruptor, ele deve enviar um sinal de que o fogão precisa acionar o acendedor. O sinal é elétrico em sua natureza, o que significa que você precisa do fogão ligado à eletricidade para acionar o acendedor, mesmo que ele dependa de gás como combustível.

Circuito

Quando o interruptor é colocado na posição que deveria acender o fogão, ele completa o circuito elétrico no mecanismo de ignição de faísca. Assim que este circuito é completado, as bobinas do acendedor são alimentadas e, por sua vez, criam uma faísca. A centelha é elétrica e segue o caminho traçado por ele no circuito, que inclui um condutor de cerâmica que passa a centelha pela fonte de combustível que deve acender o fogão.

Liberação do gás

Um sistema de ignição direta controla a liberação de gás para o processo de acendimento através de dois solenoides (fios enrolados) dentro do circuito. Quando ambos os solenoides estão ativos, o gás vai ser liberado. Isso alimenta o processo de ignição quando a ignição é criada no acendedor. Uma válvula de fechar no sistema assegura que o gás em excesso não escape. Também, se qualquer um dos solenoides parar de funcionar corretamente, o sistema não liberará o gás e a chama não se acenderá.

Segurança

Sistemas de ignição eletrônicos também têm recursos de segurança internos projetados para garantir que nenhuma faísca ou chama esteja presente se houver um problema com o funcionamento do fogão. Por exemplo, o sistema que a Whirlpool utiliza no seu sistema de ignição só irá tentar acender uma boca por 4 segundos. Se nenhuma chama se formar, ele tentará novamente depois de meio minuto. Se nenhuma ignição ocorrer em seguida, o sistema será travado.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media