5 maneiras de consertar pixels presos

Escrito por elizabeth falwell | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
5 maneiras de consertar pixels presos
Persistência de imagem, também conhecida como pixel preso em telas de plasma (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aparelhos como smartphones, monitores de computador e TVs usam a tecnologia LCD e plasma. Os gases e cristais líquidos presentes nessas telas se orientam em posições diferentes, dependendo da corrente elétrica passada sobre eles. Quando o cristal líquido ou gás que constitui um pixel é mantido em uma determinada posição por muito tempo, como em um notebook que passa a noite ligado sem um protetor de tela, o resultado são pixels presos -- também conhecidos como persistência de imagem, em LCDs -- que podem ser reparados de várias formas.

Outras pessoas estão lendo

Massagem suave

Uma das maneiras mais simples de consertar um pixel preso é realizar uma massagem suave na parte da tela afetada. Com um pano macio, como microfibra, massageie a área em volta dos pixels presos. Neste método, os pixels são fisicamente forçados a se reorientarem, mudando de cor. Evite aplicar muita força, evitando danos à tela.

Solução disponível para download

Cada pixel em uma tela é composto por três subpixels em vermelho, azul e verde. Quando sobrepostos, geram um pixel branco; quando estão ausentes, resultam em um pixel preto. Aplicar um protetor de tela monocromático os expõe a uma carga elétrica prolongada, podendo forçá-los a mudar de posição, desprendendo-os. Existem soluções gratuitas disponíveis para download, como o JScreenFix e verificadores de pixels mortos da AwardSpace.

Solução em DVD

Se as opções em download para reparar os pixels presos e diagnosticar os mortos não funcionarem, é possível comprar um DVD que utiliza o mesmo conceito (telas monocromáticas) para reorientá-los. DVDs como o PixelProtector fazem uso da mesma tecnologia básica, mas à uma velocidade automatizada que evita erros humanos.

Solução feita em casa

Se os programas para download como o JScreenFix não funcionarem e não houver interesse em gastar dinheiro na compra de um DVD, experimente fazer suas próprias telas monocromáticas para consertar os pixels. Abra um programa de edição de imagens como o Corel, Photoshop ou até mesmo o Paint, e crie uma imagem com o plano de fundo em vermelho profundo, fazendo o mesmo para as cores azul, verde, preto e branco. Configure o papel de parede do aparelho para essas imagens coloridas, trocando-o -- causando a alteração das cores e força do sinal elétrico -- para forçar os pixels presos a se reorientarem.

Ajuda profissional

Pixels presos podem se apresentar em qualquer cor. Contudo, um pixel morto aparece apenas em preto. Um pixel preso na cor preta pode ser de fato um pixel morto, não podendo ser reparado por conta própria. Entre em contato com o fabricante do produto para obter informações sobre a política de pixels mortos dela; dependendo do caso, sua tela poderá ter o direito a reparo ou troca gratuita.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível