Mais
×

Como acelerar arquivos lentos do SketchUp

Atualizada July 19, 2017

O SketchUp é um programa que permite a criação de desenhos rapidamente. Diferentemente de muitos programas CAD, o SketchUp é fácil de usar, e uma versão gratuita está disponível para download. Embora o programa tenha poucos problemas associados a ele, alguns ocasionais podem aparecer. Um dos mais comuns é a velocidade com a qual os arquivos são processados, exigindo somente algumas técnicas simples para consertá-lo.

Instruções

O SketchUp permite a criação demaquetes normalmente criadas por profissionais (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Faça o login como administrador ou proprietário do computador. Clique no botão "Iniciar". Vá em "Todos os Programas" e selecione "Acessórios". Escolha "Ferramentas do Sistema" e, em seguida, em "Limpeza de Disco". O processo de escaneamento se inicia automaticamente. Quando estiver concluído, uma janela aparecerá. Habilite todas as opções. Clique em "OK". Uma segunda janela aparecerá pedindo permissão para a exclusão dos arquivos selecionados. Clique em "Sim" para dar início a este processo. A limpeza de disco remove arquivos temporários que podem desacelerar os programas.

    Sempre remova arquivos temporários antes de usar o SketchUp (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  2. Feche qualquer outro programa aberto no computador antes de abrir o SketchUp. Os programas que estiverem funcionando de fundo, como o Internet Explorer, competem por memória e CPU. Computadores mais antigos com memória RAM e CPUs mais lentas terão problemas para rodar vários programas ao mesmo tempo devido aos recursos limitados da máquina.

    Feche todos os programas antes de abrir o SketchUp (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  3. Certifique-se de que a máquina tenha memória RAM e espaço no disco rígido suficientes e possua uma placa de vídeo compatível. A maioria dos problemas podem ser determinados como sendo da memória RAM e da placa de vídeo. O SketchUp é projetado para funcionar com a maioria dos computadores. Entretanto, existem requerimentos do sistema que devem ser compatíveis para que o programa funcione sem problemas.

  4. Selecione o modelo apropriado para o projeto. Quando o programa inicia, o usuário deve escolher um modelo para o desenho. O SketchUp oferece inúmeras opções, que vão de modelos de engenharia que usam o sistema métrico até modelos do Google Earth. Selecione a opção "Modelo Simples" para os desenhos básicos. Estes requerem menos esforços da CPU e precisam de menos memória RAM.

  5. Clique em "Windows" e escolha "Estilos". Uma janela aparecerá, permitindo que o usuário edite a aparência do desenho que está sendo criado. Dentro desta janela existem três abas. Escolha a aba "Editar". Habilite a opção "Arestas". Todas as outras opções não devem estar selecionadas. No final da janela existe um menu. Escolha "Estilos Padrão". Na janela abaixo do menu, passe o cursor sobre o ícone até que apareça "Estilo Simples". Clique nele. Feche a janela e proceda com o projeto.

    Mantenha o desenho o mais simples possível para garantir um bom funcionamento (Comstock/Comstock/Getty Images)

Dicas

  • Faça o download das atualizações disponíveis regularmente. Elas manterão o computador funcionando em sua melhor performance. Considere o uso de um programa de limpeza secundário para manter a velocidade de processamento da máquina. O programa "Limpeza de Disco" embutido não remove todos os arquivos temporários que podem deixar o computador mais lento. Desabilite as opções de sombreamento quando for criar desenhos simples. Estas funções podem deixar o programa lento. Use-as somente quando for necessário.

Coisas Necessárias

  • Privilégios administrativos.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article