Como achar o trabalho ideal quando se tem mais de 50 anos

Escrito por armchairgeek Google | Traduzido por mário candi tsuge
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como achar o trabalho ideal quando se tem mais de 50 anos
Não desista, você ainda está no auge da vida (image courtesy of http://www.sxc.hu)

Daí você chega nos 50 anos, está no auge de sua vida, e decide mudar de carreira ou começar uma nova. Se você está voltando a trabalhar depois de criar os filhos, ou se simplesmente quer uma mudança de carreira, essa é uma ótima idade para saber o que quer e ter a experiência para conseguir. Mas decidir que trabalho é certo para você e ter a confiança de ir atrás podem desafiá-lo. Siga essas etapas para encontrar um emprego ideal quando estiver com mais de 50 anos.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Encontre o seu lugar. Leve um tempo para avaliar seus pontos e habilidades fortes. Um exercício útil que irá ajudá-lo a descobrir o trabalho ideal é fazer uma lista das coisas que gosta na vida e o que gostaria de mudar. Qual tipo de trabalho você aceitaria fazer se fosse de graça? O que quer de sua nova carreira: mais responsabilidade? Mais dinheiro? Mais interação com as pessoas?

  2. 2

    Liberte a sua imaginação. Imagine-se no futuro quando estiver vivendo sua vida ideal. Como ela seria? O que você faria? Agora olhe para o que escreveu e veja se algum tema se destaca. Quais são as coisas gerais que o fariam feliz? Talvez seja trabalhar com jovens, gerenciar uma equipe, fazer algo criativo ou ajudar sua comunidade local. Agora pense no trabalho que poderia acrescentar esses valores para você. Mesmo que seja em uma indústria na qual você não tem experiência, isso não significa necessariamente que está fora de seu alcance.

  3. 3

    Fala uma escolha da sua lista de carreiras ideais. Se você tem uma lista de trabalhos que adoraria fazer, reduza-os para algumas possibilidades mais reais. Procure vagas de emprego nos classificados ou nos próprios locais para ter uma ideia dos tipos de oportunidades disponíveis, e quais empresas são mais interessantes.

  4. 4

    Saia procurando. Muitas vezes, os trabalhos mais interessantes em muitas empresas nunca são anunciados. Nesse momento de sua vida, se você já teve uma carreira ou está querendo voltar para o mercado depois de ter filhos, você terá um conjunto único de habilidades, e pode ser que seu trabalho ideal nem exista ainda. Vale a pena se aproximar de potenciais empregadores que poderiam se beneficiar de suas habilidades e fazer sua propaganda para eles.

  5. 5

    Construa a sua confiança. Para muitas pessoas que estão entrando no mercado de trabalho ou mudando de emprego em seus 50 anos, a confiança pode ser um problema. Se você não trabalhou por um longo tempo porque tinha cuidar dos filhos, você pode se sentir de fora no mundo do trabalho. Trabalhe na construção de sua confiança, pois ela provavelmente é a principal barreira que o impede de encontrar o emprego certo. Isso pode impedi-lo de tentar vagas para trabalhos que adoraria fazer, além de não ser bem visto pelos potenciais empregadores.

  6. 6

    Fazer trabalhos temporários ou voluntários é uma ótima maneira de construir a sua confiança e também para testar áreas que possam interessá-lo. Além de contar muito para seu currículo.

  7. 7

    Invista algum tempo para atualizar seu currículo. As competências transferíveis são o conceito crucial aqui. Seu trabalho ideal pode não ser necessariamente um no qual você está qualificado, mas isso não significa que você deve desistir de seu sonho. As competências transferíveis são aquelas que podem ser usadas em qualquer trabalho ou em qualquer área da vida, e podem ser adquiridas em qualquer lugar. As habilidades como gestão de pessoas, organização, negociação e priorização podem ser adquiridas por meio de trabalhos voluntários, lazer, interesses, esportes, atividades e através da criação de seus filhos. Não subestime o valor de sua experiência de vida!

  8. 8

    Seja flexível. É importante manter uma atitude positiva quando se está acima dos 50 e quer mudar de carreira. Você precisa ser flexível e estar preparado para se adaptar e integrar uma nova empresa, que pode ser muito diferente da que você estava acostumado a trabalhar. Seja capaz de demonstrar a vontade e capacidade para aprender novas habilidades. Existe um estereótipo comum sobre as pessoas com mais de 50 anos, o que torna difícil encontrarem um trabalho, especialmente em novas áreas como TI. Pense em exemplos de onde aprendeu uma nova habilidade recentemente. Ou aprenda uma.

Dicas & Advertências

  • Reserve um tempo para pensar sobre sua aparência caso seja chamado para uma entrevista – você não precisa alterar a maneira como se veste, mas usar aquele terno de 15 anos atrás pode não causar uma impressão profissional muito atualizada.
  • Se suas habilidades de computador estão enferrujadas, ou são inexistentes, se inscreva num curso de computação para melhorá-las.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível